“NÃO ME ODEIES ANTES DE ME CONHECERES”(provérbio Somali) por Luísa Lobão Moniz

olhem para  mim

O jornal “Diário de Notícias”, do dia 1 de Março, sob o Título Xenofobia escrevia “ Maioria dos negros tem medo de sair à rua no 10 de Junho” em que Kalaf dizia que em Portugal “o racismo está de boa saúde”, o mesmo Kalaf dizia, também num jornal angolano, que ” todo o homem negro, conscientemente ou não, a dada altura da sua vida, já odiou o homem branco”.

O racismo é um fenómeno que atravessa todos os países e todas as culturas. Sempre que houver homens e mulheres há situações de racismo. Nas próprias palavras de  Kalaf, que não ponho em causa, há um racismo subtil, só os homens são vítimas de racismo? Onde estão as mulheres e as crianças?

O racismo e a exclusão existem sempre que uma categoria social é definida em termos de inferioridade natural. Podemos falar de racismo anti-mulheres, anti-homossexuais,  anti-pobres. Estes são seres prisioneiros da sua dimensão corporal e de exclusão em relação a certos grupos culturais, são vistos como uma ameaça para os princípios da civilização, -ascensão das mulheres no mundo do trabalho; – desvio da norma relativamente ao comportamento sexual dominante,- representatividade de culturas diferentes e do seu reconhecimento; – visibilidade da pobreza…

O racismo manifesta-se de múltiplas formas: piadas, por vezes, aceites porque parecem inofensivas, sobre um grupo minoritário (alentejanos, africanos, portugueses no Brasil, mulheres, homossexuais).

Estas piadas podem não ser danosas, mas criam condições para a emergência de preconceitos; o distanciamento relativamente a determinadas pessoas devido à sua orientação sexual, à sua origem cultural ou económica, não parece ter importância, mas revela falta de reconhecimento do outro como pessoa com a sua própria identidade, melhor dizendo, acaba por ser um reconhecimento negativo do outro; o difícil acesso ao emprego (alguém quer uma empregada cigana? Alguém quer um empregado caboverdeano, com cargo de responsabilidade?

Há uma exclusão e um racismo individual, uma exclusão e um racismo de grupo e uma exclusão e um racismo de formação social: há racismo e exclusão por vários motivos e com várias expressões.

O racismo baseia-se na combinação de dois princípios: a desigualdade e a diferença; e quando estes dois princípios se entrecruzam surge a exclusão e o racismo.

Apresentação11

E porque não?              Campanha contra o racismo.Apresentação1

 “Não me odeies antes de me conheceres”, provérbio Somali.

Leave a Reply