PROJECTO NA AMAZÓNIA DE CRIAÇÃO DA MAIOR RESERVA AMBIENTAL DO MUNDO por Clara Castilho

A comunidade Avaaz já venceu uma série de batalhas para salvar a Amazónia na Bolívia, Peru e no Brasil. Vai agora a caminho de mais um. E contam-nos e desafiam-nos a participar:

“Um projeto ambicioso está surgindo: a criação da maior reserva ambiental do mundo, protegendo 135 milhões de hectares de floresta amazônica. Isso é duas vezes o tamanho da França! Mas nada sairá do papel a menos que os presidentes do Brasil, Colômbia e Venezuela saibam que essa é a vontade das pessoas. É aí que entramos.

15161_AmazonIndigenous2-big_1_460x230
A Colômbia está pronta para defender a proposta de reserva nos fóruns internacionais. E, se colocarmos pressão para salvar a Amazônia, combinando com pesquisas de opinião nos três países, poderemos dar ao presidente colombiano o apoio que ele precisa para convencer o Brasil e a Venezuela. Os três presidentes estão em busca de uma oportunidade para brilhar na próxima Cúpula do Clima da ONU. Essa é a chance que podemos dar a eles.

A Amazônia é vital para a vida na Terra. 10% das espécies conhecidas vivem na floresta e suas árvores armazenam bilhões de toneladas da poluição de carbono que seria lançada na atmosfera se a floresta não existisse. Especialistas dizem que a reserva seria um divisor de águas contra o crescente desmatamento. Assine a petição agora: quando 1 milhão de nós assinarmos, líderes indígenas entregarão a petição e os resultados das pesquisas diretamente para os três presidentes:

https://secure.avaaz.org/po/amazon_corridor_loc/?bdkaGhb&v=56326

O futuro da Amazônia está por um fio. Após cair durante anos, o desmatamento voltou com força no ano passado — aumentou 190% no Brasil nos meses de agosto e setembro em comparação com o mesmo período em 2013. As leis atuais e estratégias de combate não funcionam contra os desmatadores, garimpeiros e donos de gado. A melhor maneira de recuperar a floresta é criando reservas. Este projeto de corredor ecológico nos deixaria muito à frente para salvar a frágil imensidão selvagem da Amazônia.

Alguns afirmam que reservas deste tipo desaceleram o desenvolvimento econômico, outros dizem que elas são implementadas sem consultar as comunidades indígenas. Mas os autores da proposta se comprometeram a engajar totalmente e colaborar com as tribos indígenas. 80% do território apresentado neste projeto já é protegido de alguma maneira. Tudo o que a proposta precisa é de coordenação regional e fiscalização!

Comunidades indígenas e ativistas perderam suas vidas manifestando-se contra a desvastação do seu lar e da biodiversidade da Amazônia. Se liberarmos todo o potencial de mobilização da nossa comunidade global, em conjunto com os membros latino-americanos, seremos uma força única para fazer com que essas lideranças cheguem a um acordo para dar mais um passo contra as mudanças climáticas e a morte das espécies. Assine agora e vamos mostrar a eles o enorme apoio popular à essa iniciativa pela Amazônia:

https://secure.avaaz.org/po/amazon_corridor_loc/?bdkaGhb&v=56326

A comunidade Avaaz já venceu uma série de batalhas para salvar a Amazônia na Bolívia, Peru e no Brasil. Essa é uma oportunidade única de colocar em prática projeto tangível e vital, que poderia garantir o futuro de todos nós. Se funcionar, ele poderá ser replicado nas florestas mais importantes do mundo. Juntos, podemos plantar uma semente para cuidar do planeta inteiro”.

Porque todos somos os interessados.

Leave a Reply