A FRANÇA FICARIA FELIZ QUE ALGUÉM (A) FORCE A FAZER AS REFORMAS – MAGAZINE MARIANNE

Falareconomia1

 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

mapa_franca

A França ficaria feliz que alguém (a) force a fazer as reformas”

Magazine Marianne, La France serait contente que quelqu’un (la) force à réformer

17 de Abril de 2015

O ministro das Finanças alemão é um  apologista das posições fortes e duras. Na quinta-feira, durante um debate, o ministro  Schäuble: “a França ficaria contente que alguém a force o Parlamento, mas é difícil, é a democracia”. Para o nosso homem de ferro alemão, já bem decidido a fazer vergar a Grécia, a democracia é, portanto, uma restrição e o povo,  provavelmente, um adversário.

wolfgang schäuble

O nosso fino democrata está em todo caso certo do  que diz. É que ele está mesmo bem informado, informado pelas melhores  fontes: “Se falarem  com os meus amigos franceses, que seja Michel Sapin ou Emmanuel Macron, explicou, eles têm longas histórias para  contar sobre a dificuldade em  convencer a opinião pública e o Parlamento sobre a necessidade de reformas do mercado do trabalho”.

Mais do que “convencer”, Schäuble preconiza por conseguinte que se funcione …`à chicotada  (schlague). Algures, haverá  aqui uma lógica. Mas dizê-lo,  é assumir o risco de ser alcunhado de germanofobia. Enquanto que ninguém nunca ousará, alguma  que seja,   criticar   Schäuble pelas suas tendências “democrato-fóbicas”.

Revista Marianne: Wolfgang Schäuble : “La France serait contente que quelqu’un (la) force à réformer”.

________

Texto disponível em:

http://www.marianne.net/wolfgang-schauble-france-serait-contente-que-quelqu-force-reformer-100232929.html

 

Leave a Reply