NOVO ANO – ALGO DE NOVO? por clara castilho

Queremos algo de novo? Está na nossa mão!

Uma foto guardada (cuja autoria desconheço) mostra uma situação que penso poder ser a metáfora de muito do que se passa na nossa vida, pessoal e social.

11427211_776710115783512_7219875708950477756_n

Saíram notícias de escolha de melhores fotos do ano. Deles retirei uma que me faz pensar como o que uns não querem, a outros serve para algo.

Rafal Ziejewski (Polónia). Uma jovem Dassanech em Omorate, Etiiópia

Rafal Ziejewski (Polónia). Uma jovem Dassanech em Omorate, Etiiópia

Um vídeo em que se vê uma escultura que representa Kafka  deu-me também que pensar. É de autoria de David Černý um escultor checo cujos trabalhos podem ser vistos em vários locais de Praga. As suas obras tendem a ser controversas, e Černý ficou muito conhecido em 1991 por pintar um tanque soviético de cor-de-rosa como memorial de guerra no centro de Praga. Como o monumento era ainda um símbolo cultural nacional à época, o seu acto foi considerado de desobediência civil.

Sobre os caminhos possíveis, na nossa vida lembro a frase do autor representado: “O caminho verdadeiro passa por uma corda que não está estendida no alto, mas sim sobre o chão. Parece disposta mais para fazer tropeçar do que para que cada um siga o seu rumo” (Os Aforismos de Zurau).

Ora bem, seremos vencidos pelos obstáculos? Ou saberemos dar a volta?

 http://www.youtube.com/watch?v=DUPmjGCrSSE

Saibamos unir-nos em volta do que é essencial.

Jim Denevan

Leave a Reply