A COMISSÃO EUROPEIA A PREPARAR UMA NOVA CRISE – 10. COMPREENDER A FINANÇA – DE QUE MERCADOS FINANCEIROS TEMOS NÓS NECESSIDADE? – por FINANCE WATCH – II

logo_pt da comissão europeia

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

logo

 

10. Compreender a finança – De que mercados financeiros temos nós necessidade?

 Finance Watch, Dezembro de 2014

(continuação)

A que é que se assemelha uma cadeia de mediação financeira simples?

Sobre o lado direito do gráfico, encontra-se os credores finais (chamados também aforradores finais). Este grupo compreende as famílias co as suas economias e os investidores prontos para comprar activos (por exemplo, as empresas, os fundos de pensão, etc.). Sobre o lado esquerdo, encontram-se os emprestadores finais (por exemplo, as sociedades e as  instituições financeiras que emitem obrigações ou acções para se financiarem ,as famílias que contraem  empréstimos para comprar a sua casa, etc.…). Os mercados financeiros são constituídos por tudo o que se passa no meio, onde os intermediários financeiros (bancos, corretores, criadores de mercado, gestores de fundos…) tê u papel chave. Por exemplo, a poupança das famílias pode ser utilizada através de bancos tradicionais para financiar a concessão de empréstimos bancários. Pode também ser utilizada através de fundos de investimentos coo SICAV, ou através de  fundos de pensão, para investir e acções ou obrigações.

” Visão simplificada  do processo de intermediação financeira “

(Fonte: FMI, reprodução de  Finance Watch)

compreender finança - I

Uma boa infra-estrutura não é suficiente para garantir o funcionamento eficaz dos mercados financeiros. O bom comportamento  dos actores determina igualmente o valor que os mercados financeiros dão à economia real e à sociedade em  sentido lato. Isto  necessita de  regras escritas pelo legislador. Isto  necessita também que autoridades públicas de supervisão se assegurem  da boa aplicação destas regras, bem como dos códigos de conduta e de outros envolvimentos  dos actores do mercado.

Veja-se  o vídeo abaixo indicado como  uma boa introdução aos mercados  financeiros, feita com o “Desenha-se  a economia: a bolsa e o financiamento das empresas», disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xcaQNIgF3R4

compreender finança - II

Sinceramente veja o vídeo.

(continua)

________

Leia a Parte I deste texto da ONG Finance Watch, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, acedendo ao link seguinte:

A COMISSÃO EUROPEIA A PREPARAR UMA NOVA CRISE – 10. COMPREENDER A FINANÇA – DE QUE MERCADOS FINANCEIROS TEMOS NÓS NECESSIDADE? – por FINANCE WATCH – I

________

Ver o original em:

http://www.finance-watch.org/informer/comprendre-la-finance/1142-comprendre-finance-3?lang=fr

Leave a Reply