EDITORIAL – A confusa alvorada de um novo Renascimento?

logo editorial 

Na sua obra Defesa do Realismo, o humanista e filósofo argentino, Héctor P. Agostí (1911.1984), afirmava que estávamos na confusa alvorada de um novo Renascimento. Diríamos que todas as alvoradas são confusas – a escuridão vai dando lugar à luz do sol matinal e cria um cenário onde reinam sombras e penumbras. No dia-a-dia das primeiras décadas do século XV, os labregos que embarcavam nas caravelas, deixando a enxada e começando uma gesta que iria aumentar a dimensão espacial do planeta, não tinham a noção de que estavam a transpor o limiar da Idade Moderna, a iniciar a Época dos Descobrimentos.

Num dos seus livros (A correspondência de Fradique Mendes, salvo erro) Eça conta que numa peça de teatro da companhia de amadores, uma personagem bradava: «Nós, homens da Idade Média, somos assim…». A possibilidade de esta época que vivemos em que paralelamente a consciência Humanística e o saber científico crescem e a capacidade destrutiva e o desprezo pela vida do outro aumentam também, as possibilidades de confundirmos o Crepúsculo com a Alvorada são enormes e, para os não-crentes o futuro não pertence a um deus inexistente, mas aos homens destas gerações – as recentes, a presente e as futuras.

De certo modo, se a Humanidade sobreviver, ainda estamos na Época dos Descobrimentos, que desencadeou o mercantilismo, a troca de culturas entre continentes,  novos conceitos, novas formas de organizar as sociedades… O conhecimento crescente do Universo e o domínio do saber científico, podem tomar diversos caminhos, como por exemplo o de encontrar maneira de dotar outros planetas de condições que permitam  o aumento exponencial dos seres humanos ou de, por guerra, indução de epidemias, exterminar os que não couberem. Se houver historiadores entre os colonizadores e/ou sobreviventes, eles encontrarão a classificação para estes  tempos que vivemos

Os entomólogos não deixam nunca nenhum insecto por classificar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: