Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Lord Mervyn King: porque é que despejar dinheiro sobre o pânico financeiro nos levará a uma nova crise
Mervyn King, Lord Mervyn King: why throwing money at financial panic will lead us into a new crisis
The Telegraph, 27 de Fevereiro de 2016
(CONCLUSÃO)
…
Uma crise de solvabilidade?
Lidar com os sintomas imediatos das crises, tomando medidas para manter a confiança do mercado de curto prazo – geralmente lançando na economia grandes quantidades de dinheiro com isso – só irá perpetuar o desequilíbrio subjacente.
Quase todas as crises financeiras começam com a crença de que o fornecimento de mais liquidez é a resposta o que, chegada a altura própria, se irá sobretudo mostrar que na região há verdadeiros problemas de solvabilidade.
A relutância em admitir que a questão é uma questão de solvabilidade mais do que de liquidez –mesmo se o fornecimento de liquidez é parte de uma ponte para a solução certa – está no centro da resposta lenta do Japão aos seus problemas depois de que a bolha de preços de activos estourou no final de 1980, está nas diferentes respostas dos países para o colapso do sistema bancário em 2008 e está nos problemas persistentes da zona euro.
Ao longo das últimas duas décadas, sucessivas administrações americanas lidaram com muitas crises financeiras em todo o mundo, agindo no pressuposto de que a melhor maneira de restaurar a confiança do mercado era fornecer-lhe liquidez – e muita mesmo.
Pressões políticas sempre favorecem o fornecimento de liquidez; as soluções duradouras requerem uma vontade de resolver os problemas de solvência.
Daqui a cinquenta anos, os nossos netos vão perguntar porque é que nos faltou a coragem para implementar reformas de modo a evitar que uma nova crise possa de novo acontecer ? Espero que não. Os acontecimentos conduzem ao aparecimento de ideias e a experiência da crise está a levar os economistas a desenvolverem novas ideias sobre como as nossas economias funcionam. Elas serão necessários para ultrapassarmos o poder dos interesses adquiridos e dos grupos de pressão.
Apenas um reconhecimento sobre a gravidade do desequilíbrio em que muitas das maiores economias do mundo caíram, e sobre o tipo de alquimia do nosso sistema monetário e bancário, irá fornecer a força para realizarmos as reformas ousadas e necessárias.
***
Imagens, datas, pontos de referência da crise
The Telegraph,
Lord Mervyn King: why throwing money at financial panic will lead us into a new crisis. Texto disponível em:
________