EDITORIAL – O IÉMEN (A ARÁBIA FELIZ), SOFRE OUTRA GUERRA OCULTA

logo editorial

O Iémen (Yemen, se preferirem), fica no sul da península arábica. Terá cerca de 25 milhões de habitantes, dispersos por uma área de mais de 500 mil quilómetros quadrados. A sua localização estratégica fez com que por ali, ao longo da história, passassem as mais diversas influências. A ocupação humana data de mais de cinco milénios antes de Cristo. Terá sido ali que se localizou o reino de Sabá, cuja rainha contactou Salomão. Sentiram a influência judaica e do monoteísmo, resistiram ao império romano e, ao longo dos séculos, foram enfrentando as disputas resultantes de ficarem sobre o estreito de Bab-El-Mandeb, que separa a África, melhor dito, o Corno de África (Cabo Guardafui) da península arábica, e liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico. Em Aden,  foi detido Afonso de Albuquerque em 1513. Nos séculos posteriores ali se confrontou o império otomano com as potências ocidentais. Em 1990 unificaram-se o Iémen do Norte e o do Sul, mas os conflitos continuaram, nas sequelas da Primeira Guerra do Iraque, por o Iémen se ter oposto ao ataque das potências ocidentais, por serem estranhas à península arábica.

Presentemente decorre no Iémen uma guerra entre os houthis, que estarão sob a influência xiita e do Irão, e forças apoiadas pela Arábia Saudita, que, em conjunto com Israel e a Turquia, aspira a ser uma grande potência regional, e pela Al-Qaeda. Temos aqui uma guerra que se arrasta há anos, que já causou um número incalculável de vítimas, e se soma à guerra na Síria, ao drama da Palestina e à tragédia dos curdos (para falar só dos conflitos mais conhecidos), numa região destroçada pelas rivalidades entre as potências, e pelos apetites relacionados com a exploração do petróleo. Até quando durará esta situação, que constitui sem dúvida uma das razões principais da enorme vaga de refugiados que aflui à Europa?

Propomos que cliquem nos links abaixo.

http://www.nytimes.com/2016/09/24/world/middleeast/over-300-civilians-have-been-killed-in-yemen-since-august-un-says.html?rref=collection%2Ftimestopic%2FYemen&action=click&contentCollection=world&region=stream&module=stream_unit&version=latest&contentPlacement=1&pgtype=collection&_r=0

https://en.wikipedia.org/wiki/Yemen

https://en.wikipedia.org/wiki/Yemeni_Civil_War_(2015%E2%80%93present)

http://www.esquerda.net/artigo/chomsky-eua-e-seus-aliados-apoiam-o-principal-impulsionador-do-terrorismo/44468

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: