CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – NÃO HÁ UVAS SEM PARRAS – UM FIM-DE-SEMANA PARA CONTRIBUIR PARA A CASA DA ACHADA

nao-ha-uvas

NÃO HÁ UVAS SEM PARRAS
um fim-de-semana para contribuir para a Casa da Achada

De 15 a 18 de Dezembro vamos ter vendas diferentes das habituais. As nossas edições vão estar em destaque, mas podem também encontrar objectos raros, obras de arte, livros, discos, postais, jogos, pins e ainda ter a sorte de vos calhar um de três diferentes cabazes.

Chamámos a estes dias «Não há uvas sem parras», expressão retirada à Autobiografiade Mário Dionísio: «Enchia-se-nos a casa de amigos. Velhos e novos amigos. Com muita parra à mistura, é bem verdade. Não há uvas sem parras. Juntos projectámos e organizámos, na mesma sala onde lavro este do­cumento para a posteridade (que não há), muita coisa que esforçadamente ergueu o punho contra a barbárie fascista. Se esta sala falasse, nunca mais se calava.» Por isso, a pensar que a fraternidade e a amizade, o vinho e a curiosidade também tenham presença nestes dias, organizámos uma série de sessões para a ocasião:

– Quinta-feira, 15 de Dezembro
18h30
: COISAS DA VIDA
Começamos por receber os nossos amigos do Grupo de Teatro do Centro de Apoio Social de São Bento, que vão apresentar o seu novo espectáculo «Coisas da vida».

– Sexta-feira, 16 de Dezembro
18h30: E QUANTO AO SAL DA VIDA
Uma sessão de leituras das correspondências, amizades e rupturas de Mário Dionísio, organizada por Lara Afonso, Marta Raposo, Rubina Oliveira e Youri Paiva, a partir da Autobiografia e de outros documentos.

«Falei de amigos. Haverá melhor na vida do que tê-los? Muitos? Uns partem de vez (eram amigos a prazo), outros andaram por longe, regressaram, convertidos à ideia de que não há como beber um copo juntos. Nem que seja de café. Só na desgraça se conhecem bem: sabedoria popular. Fi-los em to­da a parte.»

– Sábado, 17 de Dezembro,
11h30: MÁRIO DIONÍSIO – CORRESPONDÊNCIAS

Visita guiada à exposição por Eduarda Dionísio. A exposição mostra parte da correspondência de Mário Dionísio com amigos, artistas – e com exposição de algumas obras desses artistas -, pintores, escritores, intelectuais e outros, para além de três partes temáticas: a sua saída do PCP, a polémica do neo-realismo e outros debates à volta do tema do realismo e a escrita de A Paleta e o Mundo.

16h: LIVRECO PÉS DE PÁGINA
Lançamento dum pequeno e simpático livro que junta as várias expressões usadas por Mário Dionísio na sua Autobiografia.

17h30: LEITURA DE POEMAS POR ALUNOS DO LICEU CAMÕES
Leitura de poemas de Mário Dionísio por vários alunos da Escola Secundária Camões, onde esteve exposta, em Novembro, a exposição «Escolas: reaprender e ensinar», que mostra a importância e o papel de Mário Dionísio e Maria Letícia como professores e pensadores sobre o ensino.

18h30: CORO DA ACHADA
Canções do mundo pelo Coro da Achada.

– Domingo, 18 de Dezembro,
11h30: GAFANHOTO CARACOL

O «Gafanhoto caracol» é um jogo de tabuleiro, para todas as idades, que visita a vida e a obra de Mário Dionísio. Vamos passar a manhã a jogar este curioso jogo.

15h30: LANÇAMENTO DO JORNAL DA OFICINA
Nas oficinas de Dezembro, vamos ser jornalistas e repórteres e mais o que for preciso para fazer um jornal da Casa da Achada (e do bairro, da rua, da vida). Vão sair notícias, reportagens, crónicas, entrevistas e quem sabe até umas palavras cruzadas. E vamos mostrá-lo ao mundo neste dia.

17h: MÁRIO DIONÍSIO: QUESTÕES DE ÉTICA NUM PERCURSO DE VIDA
Conversa com António Pedro Pita, Catherine Dumas e Luis Miguel Cintra sobre a ética na vida e obra de Mário Dionísio.

19h30: SORTEIO DE TRÊS CABAZES
Vamos ter três diferentes cabazes com comida, bebida, livros e outros objectos para sortear.

E o Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada vai andar por aí a inquietar.

[Contactos] Centro Mário Dionísio

Morada Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C
1100 – 004 Lisboa (ver localização)
Telefone 218 877 090
E-mail Casa da Achada
casadaachada@centromariodionisio.org
E-mail Livraria
livraria@centromariodionisio.org
E-mail Distribuição de Edições
livros@centromariodionisio.org
NIB NIB para donativos e pagamento de quotas
0036 0000 9910 5869 2830 8
Equipa de Comunicação Web

 

E-mail André Spencer e F. Pedro Oliveira

web@centromariodionisio.org

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Leave a Reply

%d bloggers like this: