EDITORIAL – AFINAL… COMO SE CONTAM OS DESEMPREGADOS?

Não serão muitos a ficar surpreendidos por se ir confirmando na prática que Donald Trump não é excepção; tal como a maioria dos políticos, muito do que ele disse durante a campanha eleitoral não vai ter seguimento depois de ter sido eleito. Ele bem que pode esbravejar com o muro na fronteira do México e gritar contra os islâmicos, nas coisas essenciais, nomeadamente quando respeitam às classes trabalhadoras e aos mais desfavorecidos, o desfasamento entre o antes e o depois vai ser enorme.

Todos sabemos que o problema do desemprego é fulcral na sociedade moderna, pois o emprego é essencial para a grande maioria das pessoas conseguir sobreviver. Por isso ter uma ideia o mais precisa que possível do número de pessoas que não têm trabalho é essencial em todos os países, não só para os governantes mas também para todos os cidadãos que têm de acompanhar a vida do país, nos seus vários aspectos. Aqui é preciso ter presente ser necessário saber exactamente ´como e quando se pode considerar que alguém está desempregado, e como e quando tem direito a apoios dos serviços públicos.

Os governantes,  para defenderem a sua imagem, recorrem frequentemente a artimanhas (o termo não é excessivo). Alteram os critérios de contagem, e procuram excluir das listas de desempregados o maior número que possível de pessoas. Isso tem sido feito nos Estados Unidos, em Portugal e noutros países, quiçá em muitos, ou talvez até em todos os países. Trata-se de um assunto, entre outros, sobre que se deveriam seguir normas tanto quanto possível idênticas, para não dizer iguais em todos os países.

Para lerem sobre as “variações” de Donald Trump nesta matéria e os problemas que existem nos Estados Unidos quanto à contagem dos desempregados, propomos que cliquem nos links abaixo:

https://zap.aeiou.pt/e-verdade-diz-trump-em-apenas-50-dias-o-desemprego-baixou-de-29-para-47-152164

https://aviagemdosargonautas.net/2016/06/09/sobre-as-mentiras-emitidas-pelas-instituicoes-internacionais-assumidas-como-verdades-pelos-governos-nacionais-e-difundidas-pelos-seus-media-uma-pequena-serie-de-artigos-5-a-mentira-do-pl/

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: