A GALIZA COMO TAREFA – indianos – Ernesto V. Souza

Castelao, “O emigrante” 1918

Emigrar é uma resposta individual, desesperada e violenta ante a incapacidade de dar solução a um problema coletivo, de enfrentar uma situação de opressão e frustração económica, ideológica, política, jurídica, social, nacional ou de classe.

Emigrar fisicamente é doloroso, não apenas porque comporta um deslocamento geográfico dos espaços, dos costumes, das presenças amigas e dos carinhos; é doloroso porque a vida se estira e se não rompe completamente.

Não deixam de ter-se duas residências, duas vidas, duas mentes, duas realidades, duas ocupações e preocupações, duas línguas até. Não se está plenamente onde se vive e também não se está realmente de onde viemos. Não se existe onde queremos, e onde vivemos se inexiste. A fantasia saudosa da origem transtorna a percepção do lugar de recepção como conflituosa.

Seria quem de encher páginas de sensações e impressões. Mas tanto tem e não é o caso. Trata-se apenas de oferecer contexto para dizer que, com a língua, me acontece sentir parecido.

Luis Seoane, “Emigrante”, 1967

Poderia dizer, em paralelo, que escrever em Português é uma resposta individual, desesperada e violenta ante a incapacidade de dar solução a um problema coletivo. Cada vez mais tenho a sensação de que muitos galegos, mais e mais, estamos a emigrar nela; procurando, nas margens permitidas dos mercados e espaços lusófonos, perseverar com imenso esforço e trabalho.

Dito isto, suponho que haverá, portanto, nas vindouras décadas que esperar alguma cousa de indianos, retornados e das associações que venham fazer estes emigrantes.

Castelao, “O regresso do indiano”, 1916

One comment

  1. alexandre

    Que sabedoria tens…quantos nos sentimos comodos na leitura da tuas palavras vividas

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: