CARTA DE VENEZA – ARES DE BIENAL – por Vanessa Castagna

Inaugurou-se na semana passada a 57ª Exposição de Arte de Veneza (Bienal Arte 2017), intitulada Viva Arte Viva, em que Portugal participa com o projeto Medida Incerta de José Pedro Croft. A exposição portuguesa apresenta seis esculturas monumentais constituídas por estruturas em aço, vidro e espelho, instaladas nos jardins da Villa Hériot, na ilha da Giudecca. As esculturas representam janelas de grandes dimensões que enquadram, refletem e espelham a realidade modificando o olhar dos espetadores, sugerindo novas interpretações, abrindo perspetivas e despertando-lhes os sentidos. A exposição ao ar livre é completada pela exposição no interior do edifício de toda a documentação que registou a realização do projeto.

Nesta edição vale a pena destacar o pavilhão do Brasil, cuja participação nacional, num momento tão delicado para o país, recebeu uma menção especial: o projeto Chão de Caça, de Cinthia Marcelle, foi premiado pela criação de um espaço enigmático e instável que transmite insegurança; quer a estrutura da instalação quer o vídeo de Tiago Mata Machado encaram de forma eficaz as problemáticas da sociedade brasileira contemporânea.

Uma das obras espalhadas pela cidade que mais chamou a atenção foi a instalação monumental de Lorenzo Quinn: duas mãos com uma altura de 8 a 9 metros que saem da água para suster o Hotel Ca’ Sagredo (foto disponibilizada pelo artista no Facebook). Como aclara a descrição da obra, “As mãos são instrumentos que podem tanto destruir o mundo como salvá-lo, transmitindo um instintivo sentimento de nobreza e grandeza capaz também de gerar inquietação, porque o gesto generoso de suster o edifício evidencia a sua fragilidade”. Já os venezianos, exasperados pela insustentabilidade do turismo, associaram à instalação o lema “tirem as mãos de Veneza”.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: