EDITORIAL – O PRECONCEITO SEM SENTIDO – por João Machado

O discurso de Passos Coelho no Pontal foi muito mau. As críticas têm sido grandes. Contudo quem acha que o líder do PSD anda à deriva está enganado. Não o estará a fazer da melhor maneira, mesmo do ponto de vista estrito dos seus interesses, pois a sua habilidade política tem mostrado ser limitada, mas interessa salientar que o que ele procura neste momento é encostar-se à deriva autoritária direitista que percorre os Estados Unidos e a Europa. Está apenas a seguir o exemplo de líderes como Mariano Rajoy, é verdade que muito mais astuto e melhor preparado do que ele. Recorde-se que o primeiro ministro do reino espanhol se pôs abertamente à disposição de Donald Trump, desde a primeira hora (clicar no segundo link abaixo), a seguir à tomada de posse deste último.

Partidário como é da União Europeia, é duvidoso que Passos Coelho venha a adoptar a linha de uma Marine Le Pen, que defende abertamente a saída da França da UE. Contudo, para quem acompanhou o relacionamento de Passos Coelho com Angela Merkel, compreende que o seu “projecto europeu” consiste sobretudo em apoiar-se nos organismos europeus para assegurar a sua sobrevivência (de preferência, na forma de predomínio) na política interna, sem excluir outros voos, sempre favorecendo os empresários, nomeadamente os grandes empresários.

O líder do PSD terá dito várias coisas discutíveis no seu discurso, algumas mesmo chocantes, mas a mais grave que conseguimos captar foi a referente à imigração. Sob a forma de um ataque à nova Lei da Nacionalidade, segundo o Diário de Notícias (clicar no sétimo link abaixo) opinou que passará ser impossível expulsar quem venha a cometer crimes graves, o que poria em causa a segurança do país. Trata-se obviamente de uma formulação excessiva, até tendo em conta que se trata de uma lei que terá sido elaborada cumprindo directivas europeias. Parece vir no mesmo sentido do que deixou dito há semanas atrás André Ventura, o candidato do PSD à Câmara de Loures. Nunca será demais repetir que se trata de uma opinião perfeitamente descabida, violadora de princípios humanitários e civilizacionais básicos, que incluem o direito à livre circulação e de procurar uma vida melhor. E que Portugal, ao longo dos séculos, tem sido um país de emigrantes mais do que de imigrantes. Também não se deve esquecer que Passos Coelho, como governante, contribuiu bastante para a continuação dessa sina. E por outro lado ainda que a imigração que se tem verificado em Portugal nos últimos tempos tem tido mais efeitos benéficos do que negativos. Seja-nos permitido ainda referir que velar pela segurança e bem-estar dos nossos compatriotas que estão lá fora inclui, em nome do princípio da reciprocidade, demonstrar que respeitamos e estimamos os estrangeiros que estão connosco.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2017/08/a-ponta-do-golpe-em-curso.html#more

https://www.publico.pt/2017/02/08/mundo/noticia/rajoy-mostrase-disponivel-para-ser-o-interlocutor-dos-eua-na-europa-1761260

http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/pedro-tadeu/interior/passos-coelho-nao-e-racista-o-seu-preconceito-e-outro-8706053.html?utm_source=Push&utm_medium=Web

https://www.publico.pt/2017/08/16/politica/noticia/explicar-o-neopassismo-1782426

https://medium.com/@cmatosgomes46/a-estupidez-persistente-de-passos-coelho-b4f2c8122a87

https://ionline.sapo.pt/artigo/576305/-o-psd-venturizou-se-?seccao=Opiniao_i

http://www.dn.pt/portugal/interior/lider-do-psd-nao-quer-qualquer-um-a-viver-em-portugal-8703936.html

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: