ASSÉDIO por Luísa Lobão Moniz

Já há muito tempo que reparo nas mensagens não ditas nem escritas nos anúncios na televisão.

Normalmente referia-me à agressividade que alguns deles transmitem….para vender o produto.

Agora reparo na quantidade de anúncios, na televisão, em que aparecem homens e mulheres que se seduzem gratuitamente envolvendo-se em posições e expressões sensuais como que convidando o outro, mas aqui para obter o objecto que está no top, seja carro, perfume, creme….há até quem se atire de uma falésia para o mar onde passa um barco com uma mulher exposta pronta para o receber, o que acaba por acontecer acabando com ela a puxar para baixo o calção de banho.

Não sei se a maior parte das pessoas gosta ou não de ver este tipo de cenas para se vender seja o que for. Se calhar até gosta e sonha ser o actor de tais anúncios…

Tudo bem, vivemos em democracia e, por isso, a liberdade de expressão é um bem público. Não podemos é ignorar que os cidadãos, crianças ou adultos, gostam de se comportar como os seus ídolos, seja em matéria de violência ou de sexo, de maneira de vestir ou de pentear.

Vi muitas crianças simularem actos sexuais que tinham visto na televisão, no tempo do canal 18, vi algumas meninas seduzirem trabalhadores da construção civil que trabalhavam na escola….

O comportamento humano, em matéria de sexo, repete-se ao longo da História assumindo novas características, novas sanções.

Hoje as estrelas de Holywood denunciaram vários casos, passados há trinta anos, de assédio sexual. Há trinta anos era muito difícil denunciar publicamente o assédio, pois a culpa era sempre da mulher e o homem aproveitava.

Não tenho autoridade moral para julgar qualquer tipo de atitude perante estes casos, mas por vezes dou por mim a pensar “será que foi por causa deste assédio” que estas belas mulheres são hoje estrelas de Holywood. Trinta anos é muito tempo…enfim os comportamentos são muito complexos e de difícil explicação, mas uma já é dada como certa “ o homem quando tem poder sobre a mulher serve-se desta sabendo que ela consentirá porque quer ser promovida, ou porque tem medo.

Mas o que não sai da cabeça são aquelas mulheres que para assegurar um trabalho de miséria são assediadas, abusadas e violadas pelos patrões, são as crianças que são assediadas, abusadas, violadas sem nunca poderem dizer nada porque, às vezes, a miséria é tanta que as próprias mães se calam!

Os corpos são para se verem, para serem apreciados e acariciados, mas só, só se eu quiser!

Não são só as mulheres que são vítimas de assédio, e os homens? E os rapazes? Afinal todos nós podemos ser vítimas de assédio, mas muitos de nós sabemos dizer não, não temos medo de denunciar. É preciso criar uma cultura de respeito pelo nosso corpo e pelo o do outro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: