SINAIS DE FOGO – A DIARREIA DE CATROGA – por Soares Novais

Perante a selecta assistência de uma conferência sobre renumeração de “executivos e corporate governance”, o Dr. Catroga, “charmain” da EDP, usou o seu habitual charme léxico: “Alguém vai ter de parar a diarreira legislativa dos reguladores.”

A diarreia do Dr. Catroga, que passa a figurar ao lado seus famosos “pintelhos”, manifestou-se depois de considerar que “no sector financeiro, sobretudo, os reguladores passaram do oito para o 80”. Tal, disse, obriga a que “as empresas vão andar preocupadas em concentrar energia na gestão burocrática dos reguladores.”

Isto é, traduzindo para linguagem pouco simpática a “executivos” e “corporate governance”, o bom para o Dr. Catroga era que tudo ficasse como antes da queda do império BES/GES, das falências do Banco Privado Português e do BANIF e que o Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) continuassem de olhinhos fechados aos roubos de banqueiros e gestores sem escrúpulos.

Catroga criticou ainda a forma como algumas directivas europeias são transpostas para a lei portuguesa: “Aparecem umas diretivas europeias e somos mais papistas do que o papa.” Disse o ex-ministro do Dr. Cavaco e negociador do programa da “troika”, naturalmente esquecido de que o seu amigo Passos sempre fez questão de que o seu governo fosse mais papista do que o papa Schäuble.

Percebo esta azia do Dr. Catroga contra estes “mais papistas do que o papa”, pois há uma directiva europeia que obriga a que o presidente do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP seja independente. Tal significa que Catroga vai ter de abandonar o cargo que lhe garantiu um salário milionário nos últimos anos.

Agora, é a vez de Luís Amado, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Sócrates que acoitou a famosa Cimeira de Lisboa e que presidiu ao falido BANIF, ser brindado com o jackpot chinês.

Permita-me um conselho Dr. Catroga: Não tenha nenhuma diarreia. Em breve o bloco central de negócios arranjar-lhe-á um pote qualquer que lhe garantirá tanto como a maquia que sacou aos consumidores da EDP.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: