A OPINIÃO DE DANIEL AARÃO REIS – REVISTA IHU ON-LINE – “A DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ ‘BALANÇANDO’. O CRIME ORGANIZADO É UMA DAS PRINCIPAIS AMEAÇAS”. ENTREVISTA ESPECIAL conduzida por PATRICIA FACHIN

 

Para além da crise política, “o crescimento exponencial do crime organizado (tráfico e milícias) tornou-se, hoje, uma das principais ameaças à democracia brasileira”, diz o historiador Daniel Aarão Reis à IHU On-Line. Segundo ele, “o caos urbano e a violência indiscriminada são incompatíveis com um regime de liberdades democráticas. O assassinato de Marielle Franco é uma trágica evidência neste sentido, suscitando a convicção de que o crime organizado faz o que quer, quando, como e onde quer. Esta situação, aliás, é um dos principais ingredientes no processo de fortalecimento de uma extrema-direita violenta, excludente, racista e antidemocrática”.

Na entrevista a seguir, concedida por e-mail, Aarão Reis também comenta a conjuntura política e o desenvolvimento da Lava Jato. “A luta contra a corrupção, embora tenha sido no passado uma bandeira das direitas, tornou-se uma necessidade, apoiada por diferentes tendências do espectro político nacional. O desperdício dos dinheiros públicos, a falta de controle social na aplicação dos recursos, os dispositivos de proteção erigidos por uma política escandalosa de ‘imunidades’, o esclerosamento do Judiciário com seu emaranhado caricatural de ‘recursos e contrarrecursos’, tudo isto tem suscitado críticas e descontentamento”, avalia.

Para as próximas eleições, adverte, “é preciso evitar a demasiada personalização da disputa política”. E sugere: “É preciso que se elabore uma proposta reformista clara, abrangendo, entre outras questões, o sistema político, o modelo econômico, a hegemonia do capital financeiro, o combate ao crime organizado, a remodelação do sistema de saúde e de educação públicos”.

Continuar a ler em:

http://www.ihu.unisinos.br/578368-a-democracia-brasileira-esta-balancando-o-crime-organizado-e-uma-das-principais-ameacas-entrevista-especial-com-daniel-aarao-reis

 

Leave a Reply