Venezuela – Quem é o culpado: os Estados Unidos, América Latina ou …? Por Enzom Carrasquero.

america latina 1

Seleção e tradução de Francisco Tavares

Quem é o culpado: os Estados Unidos, América Latina ou …?

Por Enzom Carrasquero

Publicado por criterio em 4 de fevereiro de 2019

Venezuela 17 quem é o culpado 1

Se você fosse sírio e estivesse neste momento em Alepo, a quem culparia pela devastação em que se encontra a antiga Mesopotâmia e a antiga Pérsia? A Bashar al-Assad ou aos Estados Unidos?

Se você fosse líbio e estivesse no ano 2011 em Trípoli, a quem culparia pelas ruínas, ao presidente Muammar al-Gaddafi ou aos Estados Unidos?

Se você fosse iraquiano e vivesse em Bagdad em 2006, a quem culparia pelos destroços em que se encontra o empório cultural que legou à humanidade As mil e uma noites? A Saddam Hussein ou aos Estados Unidos? E se você fosse palestino e vivesse em Gaza em 2004, a quem culparia pelos milhares de mortos? Ao presidente Yasser Arafat ou ao Estado Sionista de Israel apoiado pelos Estados Unidos?

Se você fosse cidadão haitiano e estivesse em 1994 em Port-au-Princee, a quem culparia pela crise social? Ao presidente eleito Jean Bertrand Aristide ou aos Estados Unidos? E se você fosse cidadão de Granada e vivessem em 1983 em Saint George, a quem culparia pelo desabastecimento? Ao presidente Maurice Bishop ou aos Estados Unidos?

Se você fosse cidadão chileno e vivesse em Santiago em 1973, a quem culparia de haver tantas bichas para comprar comida? Ao presidente Salvador Allende ou aos Estados Unidos?

Se você fosse vietnamita e estivesse em 1968 em Saigão, a quem culparia por camponeses e camponesas e crianças estarem abrasados por napalm? Ao presidente Ho Chi Minh ou aos Estados Unidos?

Se você fosse equatoriano e estivesse em Guayaquil, ou Cerro Huayrapungo, perto de Celica, a quem culparia pelo acidente aéreo na tarde do domingo 24 de maio de 1981? Ao presidente Jaime Roldós Aguilera ou aos Estados Unidos? E se você fosse dominicano e vivesse em Santo Domingo em 1963, a quem culparia pela instabilidade política? Ao presidente Juan Bosch ou aos Estados Unidos?

Se você fosse congolês e vivesse em Kinshasa em 1960, a quem culparia pela especulação e a campanha antiafricana? Ao Primeiro Ministro da República Democrática do Congo Patrice Lumumba ou ao império belga apoiado pelos Estados Unidos?

Se você fosse guatemalteco e estivesse na capital em 1954, a quem culparia pela crise económica? Ao presidente Jacobo Árbenz ou aos Estados Unidos?

E aqui vai a 10ª pergunta (dois pontos por cada uma).

Se você fosse venezuelano e vivesse em Caracas, ou Valencia, ou Maracay, ou San Fernando ou Puerto Ayacucho ou outro lugar, pensa que o culpado das bichas para comprar comida, medicamentos ou produtos de asseio é o presidente Nicolás Maduro?

Se conseguiu 20 pontos, felicitamo-lo. A não ser assim, você deve alterar o modo como obtém informação.

Porque se você não sabe quem aplicou um bloqueio comercial, económico e financeiro a Cuba em 1960 [até aos dias de hoje]; e igualmente hoje por hoje à Venezuela;

Se você fosse japonês e não souber quem lançou uma bomba atómica sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945 e outra três dias depois sobre Nagasaki;

Se você não sabe quem assassinou o general nicaraguense Augusto César Sandino em 1934 que traçou o plano de realização do sonho supremo de Bolívar;

Se você ignora que a Califórnia, Nevada, Utah, Nuevo México, Arizona, Texas, grande parte do Colorado e Kansas eram do México até 1848;

Se você ignora quem destruiu os colonatos argentinos nas Ilhas Malvinas aprisionando a maioria dos habitantes de Puerto Soledad em 1831;

Se você desconhece quem planificou assassinar o presidente Simón Bolívar em 1828 e desmembrar a nossa República da Grande Colômbia em 1829,

Então você não está a estudar bem. Leia a definição de capitalismo selvagem dada por Simón Rodríguez: doença produzida por uma « sede insaciável de riqueza ».

Preste-lhe atenção quando ele nos convida a abrir a história, assim forjamos a consciência e poderemos saber sempre quem é o culpado.

 

Texto disponível em https://criterio.hn/2019/02/04/quien-es-el-culpable-estados-unidos-america-latina-o/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: