CCIF/UMAR – CONVERSAS SOLTAS: TRABALHADORAS TÊXTEIS NA CRISE GLOBAL – ONLINE -HOJE, TERÇA-FEIRA, 16 de JUNHO, às 17 horas

 

O Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR), no âmbito do seu ciclo semanal online “Conversas Soltas”, realizará uma sessão sobre a situação das trabalhadoras têxteis, com especial enfoque no contexto da crise global da COVID-19

Enquanto as grandes marcas da indústria têxtil fecham lojas por todo o mundo e cancelam encomendas que já foram produzidas, do outro lado da cadeia de fornecimento, as/xs trabalhadoras/xs – na sua grande maioria, mulheres – sofrem despedimentos colectivos e layoffs.

Perante esta conjuntura, reafirma-se a necessidade de fornecer melhores redes de protecção social e segurança às/xs trabalhadoras/xs de um sector que, mesmo antes da crise da COVID-19, já era marcado pela extrema precariedade e pobreza. Urge, então, reflectir sobre o impacto da roupa que vestimos e dos sapatos que calçamos.

Para nos dar a conhecer melhor estas realidades e responder a questões, contaremos com a participação de:
– Guida Vieira: Ex-operária de bordados, ex-Presidente do Sindicato dos Bordados da Madeira, ex-Dirigente da USAM – União dos Sindicatos do Arquipélago da Madeira, fundadora do núcleo da UMAR Madeira e ex-dirigente nacional da UMAR.

– Sofia Barradas: Mestranda em Trabalho, Activismo e Desenvolvimento na School of Oriental and African Studies (SOAS), cuja tese será sobre a relação entre as condições de trabalho na indústria têxtil do Bangladesh e o impacto de crises e tragédias na vida dxs trabalhadorxs deste setor, com foco no impacto do Rana Plaza e da crise da COVID-19. Consultora de Investigação para a Clean Clothes Campaign.

Inscrições para o e-mail: centroculturafeminista@gmail.com. O link de acesso será enviado cerca de 15 minutos antes do início da sessão.

Saudações feministas!

Leave a Reply