Crise financeira no horizonte. Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise: 1. Os Dados do Problema -1.2. E há os que ganham…Como o investidor bilionário Chamath Palihapitiya ganhou 500.000 dólares

Logo tipo de WallStreetBets, um sítio subreddit, área de interesse criada pelos utilizadores onde são organizadas discussões na Reddit, um site de agregação de notícias sociais, classificação de conteúdos web e de discussão.

Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise

 

1. Os Dados do Problema

1.2. E há os que ganham…Como o investidor bilionário Chamath Palihapitiya ganhou 500.000 dólares

 

 Por Júlio Marques Mota

                           Coimbra, 22 de fevereiro de 2021

______________

Este texto explica como o investidor milionário Chamath Palihapitiya apostou no movimento dos Reddits, ganhou 500.000 dólares e faz filantropismo com esse ganho. Mas como também digo, “quando os Reddits ficarem sem camisa, o que historicamente tem sido sempre assim, este milionário estará, necessariamente, onde sempre esteve, do lado oposto aos Reddit”.

Para a elaboração deste texto, socorri-me de diversos artigos publicados nos media sobre o assunto, nomeadamente:

 

JM

_______________

 

O investidor bilionário Chamath Palihapitiya comprou 50 contratos em opções de opções de compra, ao preço de exercício de 115 dólares e com prémio de risco de 25 dólares por ação. Como cada contrato representa 100 ações ele adquiriu o direito de comprar até 19 de Fevereiro 5000 ações. Pagou como prémio de risco 5000 x 25 dólares, ou seja, 125.000 dólares no total. Estava pois a apostar na alta das ações GameStop

O custo total da cada opção era pois de 115+25=140, ou seja, só haveria lucro com esta aposta se e só se o título estivesse acima de 140 dólares no mercado quando fechava a posição. Imaginemos, no dia em que exerce a opção a ação está a 150 dólares. Como exercer a opção lhe custa no total 140 dólares, ganharia, grosso modo, 10 dólares por ação.

Se estivesse a ser cotado a 115 dólares o bilionário teria perdido a totalidade do prémio de risco que pagou de 125.000 dólares. Se o título estivesse a ser cotado acima de 115 dólares, mas inferior a 140 dólares a opção seria exercida e o bilionário perderia a diferença entre os 140 dólares e o preço a que estaria no mercado. Imaginemos que no mercado está a 130. Como pagou 115+25=140 e no mercado está a 130 perdeu então 10 dólares por ação e não 15 como no caso anterior.

Vejamos o gráfico das cotações de Janeiro:

Os dados para 27 de janeiro foram:

Valor de fecho  do dia: 347.51$

Valor de abertura: 295$

Valor mais alto:380$

Valor mais baixo;:249

Volume transacionado ao longo do dia: 110287724 unidades.

Consideremos que vendeu as opções de compra a 240 dólares. Como o custo da opção foi de 140 dólares ganhou com essa aposta 500.000 dólares. Mas se repararmos, entrou com um capital de 125.000 e ganhou 500.000!

Apostou no movimento dos Reddits e faz filantropismo com os ganhos! Isto leva-o a elogiar os Reddits e lamentavelmente leva a representante democrata Alexandria Ocasio-Cortez a tomá-lo como aliado na defesa dos Reddits e a propor-lhe um debate aberto! Quando os Reddits ficarem sem camisa, o que historicamente tem sido sempre assim, este milionário estará, necessariamente, onde sempre esteve, do lado oposto aos Reddit.

Este investidor bilionário vê como um “empurrão contra o establishment ” o papel dos investidores de retalho Reddit, muitos dos quais viram os seus pais perder dinheiro durante a crise financeira, enquanto as grandes instituições em Wall Street foram socorridas.

Custa a crer que uma política experiente como Alexandria vá na onda do discurso populista deste bilionário republicano que nos diz o seguinte:

“Os 2,7 milhões de utilizadores em WallStreetBets são tão importantes para o mercado como qualquer fundo de cobertura de risco. E, alguns Redditors estão a fazer “uma incrível diligência fundamental”, ainda melhor do que os analistas profissionais de fundos especulativos”.

Ele também lamentou a falta de transparência dentro dos fundos de cobertura de risco que maximizam os ganhos utilizando corretores de primeira linha, e referiu-se a “jantares de ideias” nos Hamptons, onde um número selecionado de gestores se reúnem à porta fechada e discutem ideias de investimento.

Os investidores na WallStreetBets são mais corajosos do que os gestores, disse Palihapitiya, porque discutem as suas ideias em público, e não têm medo de admitir perdas

 “É necessária uma enorme confiança no sistema para ser tão transparente, para falar sobre as coisas e depois para cada indivíduo se decidir e fazer as coisas, quer seja para comprar ou para vender. E penso que o que prova é que este fenómeno do retalho veio para ficar“, acrescentou ele. [ o sublinhado é nosso].

Ele previu que, a longo prazo, a sofisticação dos investidores de retalho irá alcançar a sofisticação institucional, mas primeiro, os fundos de cobertura devem ser forçados a revelar os detalhes das suas transações como os investidores na WallStreetBets fazem.

“O meu ponto em tudo isto, se quiserem tornar o sistema melhor e mais saudável, é forçar a mais transparência do lado institucional”, disse Palihapitiya.

“Porque é que é permitido a alguém que gere um fundo de cobertura afirmar basicamente que é neutro em termos de mercado, mas ser alavancado? Eles aceitam um fundo de 10 mil milhões de dólares e os seus principais corretores permitem-lhes gerir cem mil milhões de dólares de exposição teórica – quem pensa que isso é justo?” disse o investidor. No fundo o nosso bilionário não precisa de alavancagem e nessa condição critica os outros, mas não critica o sistema que permite esta depredação no sistema financeiro, depradação tão evidente pelo lado dos fundos de cobertura de risco, sobretudo por estes, mas também pelo outro lado, pelo lado dos Reddit, que mais cedo ou mais tarde serão engolidos pelo sistema que ninguém põe em causa. Curiosamente assim. Que a emblemática deputada do partido democrata Alexandria não veja que isto é grave, muito grave mesmo.

Não é justo para o investidor de retalho porque quando isso explode e existe um buraco de cem mil milhões de dólares num fundo, que por sinal, foi exatamente o que aconteceu em 2008, o governo paga a fiança – e quem é o governo? Todos nós”, acrescentou ele. No limite e não contestando o sistema como um todo, estará a defender o encerramento das instituições que não se sabem safar neste sistema selvagem!

O investidor bilionário Chamath Palihapitiya fez uma grande aposta na sua opção de compra em alta no GameStop, e agora vai doar tanto os lucros como o capital do negócio ao Barstool Fund de David Portnoy.

Isto, de acordo com uma entrevista com Scott Wapner da CNBC, na quarta-feira, na qual Palihapitiya disse ter vendido a sua posição esta manhã.

Na terça-feira, Palihapitiya colocou no tweeter que tinha comprado 50 opções de compra a um preço de exercício superior ao preço de mercado sobre GameStop com um custo de cerca de $125.000 como prémios de opção. Desde então as  ações da GameStop subiram mais de 300%, resultando em grandes ganhos com a aposta que fez com a opção de compra.

Os $115 de opções de compra em 19 de Fevereiro que Palihapitiya tinha comprado estavam a ser negociados cerca de $25 por contrato na terça-feira de manhã, hoje estão a ser negociadas acima dos $200, representando um ganho de um dia de mais de 700%.

Palihapitiya disse que a compra destas opções de compra foi uma experiência de aprendizagem, pois ganhou um lugar na primeira fila do processo de pensamento de muitos investidores a de retalho que se têm reunido no fórum WallStreetBets da Reddit.

Palihapitiya afastou-se do fórum impressionado e defendeu os seus membros, argumentando que os operadores de retalho da plataforma em torno de WallStreetBets podem fazer a mesma análise fundamental que os gestores de fundos de cobertura.

Além disso, Palihapitiya disse na CNBC, “Acabei por fechar a minha posição esta manhã, e queria anunciar que vou destinar todos os lucros que fiz mais a minha posição original, vou ganhar $500.000 e vou doar este dinheiro ao Fundo Barstool para pequenas empresas”

 

 

 

 

 

Leave a Reply