Crise Financeira no Horizonte. Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise: 1. Os Dados do Problema – 1.7. Janet Yellen ganhou milhões em Wall Street em discursos para empresas. Por Alex Thompson e Theodoric Meyer

Logo tipo de WallStreetBets, um sítio subreddit, área de interesse criada pelos utilizadores onde são organizadas discussões na Reddit, um site de agregação de notícias sociais, classificação de conteúdos web e de discussão.

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise

 

1. Os Dados do Problema

1.7. Janet Yellen ganhou milhões em Wall Street em discursos para empresas

Yellen e outros nomeados para o Gabinete Biden revelam ganhar grandes quantias divulgando informações financeiras que poderiam complicar as suas relações com os progressistas.

 

Por Alex Thompson e Theodoric Meyer

Publicado por em 01/01/2021 (original aqui)

 

A nomeada Secretária do Tesouro Janet Yellen fala durante um evento para nomear a equipa económica do Presidente eleito Joe Biden em Wilmington Del. | Alex Wong/Getty Images

Nos últimos dois anos, a escolha do Presidente eleito Joe Biden para ser secretário do Tesouro, Janet Yellen, arrecadou mais de 7,2 milhões de dólares em honorários de conferências em Wall Street e grandes empresas, incluindo o Citi, Goldman Sachs, Google, City National Bank, UBS, Citadel LLC, Barclays, Credit Suisse, Salesforce e muitos mais.

A divulgação financeira de Yellen é uma das três apresentadas pela equipa Biden no final de 2020 que poderá tornar-se politicamente problemática com a  ala esquerda do Partido Democrata quando as audiências de confirmação começarem em Janeiro. Um funcionário de transição de Biden disse que preencheram os formulários “a meio da semana” antes de o Gabinete de Ética do Governo ter colocado os formulários no final da quinta-feira, véspera de Ano Novo.

Yellen, a antiga presidente da Reserva Federal, ganhou cerca de um milhão de dólares, proferindo nove discursos apenas no Citi. Ganhou mais de $800.000 a falar para o Citadel, um fundo de cobertura de risco fundado pelo mega financiador republicano Ken Griffin. Ela também discursou para a firma de advogados e lobistas Pillsbury Winthrop Shaw Pittman.

Para além de Yellen, Antony Blinken, nomeado por Biden para secretário de Estado [n.t., ministro dos negócios estrangeiros], divulgou os clientes que aconselhou através da WestExec Advisors, a firma de consultoria que co-fundou com outros ex-membros da administração Obama. Esses clientes incluíam o gigante de investimentos Blackstone, Bank of America, Facebook, Uber, McKinsey & Company, o conglomerado japonês SoftBank, a empresa farmacêutica Gilead, o banco de investimentos Lazard, Boeing, AT&T, o Royal Bank of Canada, LinkedIn e a venerável casa de leilões Sotheby’s.

As revelações abriram a lista de clientes da WestExec, que a firma se recusara anteriormente a divulgar. A WestExec pagou a Blinken quase $1,2 milhões ao longo dos últimos dois anos, de acordo com o ficheiro, com outros $250.000 a $500.000 devidos pelo seu trabalho este ano.

Paul Morigi/Getty Images for Concordia Summit

 

Blinken concluiu um acordo para vender a sua participação na WestExec, que está avaliada entre $500.000 e $1 milhão, de acordo com a divulgação. Ele também planeia alienar a sua participação na WestExec Ventures, uma empresa irmã de capital de risco, de acordo com o processo. A sua participação na WestExec Ventures está avaliada entre $1 milhão e $5 milhões de dólares.

A escolha de Biden para ser diretor da inteligência nacional, Avril Haines, foi também diretora e consultora da WestExec. Haines relatou $180.000 em “taxas de consultoria” da Palantir, uma empresa de mineração de dados que tem tido contratos do governo com agências como a Imigração e Controle das Alfândegas dos EUA. A empresa baseada no Sillicon Valley foi fundada por Peter Thiel, um proeminente conservador pró-Trump no mundo da tecnologia.

Na  biografia de Haines no Brookings Institute, onde era uma colega sénior não residente, gabou-se do seu trabalho em Palantir até este Verão, quando começou a aconselhar a campanha Biden, relatou The Intercept pela primeira vez.

Uma funcionária da transição disse que Haines estava “principalmente concentrada na diversidade [de Palantir] e nos esforços de inclusão, particularmente no aumento da diversidade de género” e que ela “orientou algumas das notáveis jovens mulheres da empresa e sugeriu formas através das quais a empresa poderia promover a diversidade e a inclusão”.

Os rendimentos auferidos em empresas por Yellen poderiam criar problemas mais espinhosos. Juntamente com a sua divulgação, Yellen comprometeu-se a recorrer aos advogados de ética do Tesouro para “procurar autorização escrita para participar pessoal e substancialmente em qualquer assunto em particular” que envolva uma firma da qual tenha recebido compensação no ano anterior.

Yellen aceitou pela última vez honorários como conferencista do Citi em Outubro de 2020, por exemplo, o que significa que teria de consultar os advogados de ética do departamento até Outubro de 2021.

Embora Yellen tenha recebido a maior parte dos elogios dos progressistas até à data, os seus milhões de dólares em rendimentos dos grandes bancos provavelmente gerarão questões sobre o quão próximo está de Wall Street. Hillary Clinton enfrentou um revés político da esquerda durante a campanha de 2016 pelo dinheiro ganho com os discursos de Wall Street, depois de ter deixado o Departamento de Estado.

Uma porta-voz da Senadora Elizabeth Warren (D-Mass.), que tem criticado a “porta giratória” entre funcionários governamentais e empresas, não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. A senadora progressista de Massachusetts apelidou anteriormente a nomeação de Yellen como sendo uma “escolha notável”.

O responsável pela transição defendeu os honorários das conferências de Yellen. “Deem uma vista de olhos à sua folha de serviço em matéria de aplicação da lei – não se trata de alguém que seja mansa quando se trata de maus atores ou mau comportamento”, disse o funcionário. “Pode-se seguramente esperar que ela traga para o Tesouro os mesmos elevados padrões éticos e a mesma filosofia dura de aplicação da lei”.

 

Victoria Guida contribui para esta reportagem.

_________________

Os autores

 Alex Thompson é reporter de Politico desde setembro de 2018 e atualmente é reporter permanente junto da Casa Branca em Washington. Anteriormente foi editor em Vice News, investigador e editor para “The Year of Voting Dangerously” do New York Times. É licenciado em História pela Universidade de Harvard.

 Theodoric Meyer é reporter de Politico desde março de 2015. Anteriormente trabalhou para ProPublica, The Seattle Times, The McGill Tribune, The Dalles Chronicle. É licenciado em História pela McGill University e mestre pela Universidade de Columbia da Cidade de Nova Iorque.

 

 

Leave a Reply