COMUNICADO DE IMPRENSA – NOTAS PREPARADAS PARA SEREM DITAS PELOS NOMEADOS OU INDICADOS PARA A POLÍTICA ECONÓMICA

Será que as lições dos anos 30 são finalmente retomadas- a esperança na equipa de economistas  escolhidos por Biden. E será que Biden mudou para que essa esperança não  se desvaneça ? 

The American Presidency Project,  1 de Dezembro de 2020

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

 

Notas preparadas para serem ditas por Jared Bernstein, nomeado membro do Conselho  de Consultores Económicos, em Wilmington, Delaware 

Boa tarde,

É-me difícil encontrar as palavras para expressar a minha gratidão ao Presidente eleito e ao Vice-Presidente eleito pela oportunidade de estar aqui hoje.

Ao pensar no caminho que me trouxe até aqui, um bom lugar para começar é há 12 anos – quase dia por dia  – quando me encontrei com o então Vice-Presidente eleito Biden na sua casa não muito longe daqui.

Devia ser uma entrevista de emprego para ser o seu economista-chefe, mas rapidamente se transformou numa conversa sobre justiça económica e justiça – o que, como muitos aqui sabem, é um destino comum nas conversas com o Presidente eleito.

Ao longo dos anos, continuámos essa discussão.

Muitas vezes, assume a forma de algumas minúcias políticas – por vezes, sou eu a bater-lhe com muito mais gráficos do que o necessário, ou ele a dizer-me para parar de falar economês e começar a falar inglês.

Culpado como acusado, Sr. Presidente-eleito.

Suspeito que a razão pela qual tivemos um tal encontro de mentalidades  na altura remonta a um ditado comum na minha casa quando eu era adolescente : “Se não fazes parte da solução, és parte do problema”.

Eu cresci com uma mãe solteira – uma educadora para toda a vida.

Havia uma fotografia de FDR na parede. O seu momento de maior orgulho não foi quando eu tirei o doutoramento.

Foi quando recebi um cartão do sindicato – Local 802, o sindicato de músicos de Nova Iorque – mas isso é toda uma outra história.

Claro que, se se pretende fazer parte da solução, é preciso diagnosticar com precisão o problema.

Nessa frente, creio que a equipa reunida pelo Presidente eleito e Vice-Presidente eleito tem tido eco e é visionária.

Sim, eles salientaram a necessidade urgente de controlar o vírus e fornecer o alívio necessário para ajudar as famílias e as empresas a chegar ao outro lado desta crise.

Mas têm sido tão inflexíveis que simplesmente voltar onde estávamos coloca a fasquia demasiado baixa – temos de reconstruir uma economia que seja muito mais resiliente, muito mais justa, e muito mais inclusiva.

É precisamente a visão de que esta nação precisa, e suspeito que não sou a única pessoa neste cenário  que se impacienta para começar a trabalhar no sentido de tornar esta visão uma realidade.

Obrigado

***

Notas preparadas para serem ditas por Heather Boushey, nomeada membro do Conselho  de Consultores Económicos em Wilmington, Delaware

Sr. Presidente eleito, Sra. Vice-Presidente eleita – sinto-me honrada e grata pela oportunidade de fazer parte desta equipa excepcional – e entusiasmada por começar a trabalhar ajudando a construir uma economia enraizada nos valores que partilhamos:

Igualdade, oportunidade, e dignidade do trabalho.

Não foi por acaso que centrei a minha carreira na instilação desses valores na nossa economia, desenvolvendo políticas que ajudam a nossa nação a crescer mais forte, ao crescer de forma mais equitativa.

Tal como o Presidente eleito e a Vice-Presidente eleita, esses valores foram-me inculcados enquanto jovem.

No final da década de 1970, o meu pai conseguiu um emprego na Boeing – e quem cresceu em Seattle como eu cresci, sabe o que isso significa.

Muito mais do que um cheque de ordenado, como referiu a Janet, e como o Presidente eleito nos lembra frequentemente.

E para a nossa família, o emprego do meu pai na Boeing significava segurança, benefícios sindicais, um lugar na vizinhança, um lugar na classe média.

Mas quando uma recessão nos  atingiu no início dos anos 80, uma a uma, chegaram as cartas de despedimento a cada família no nosso beco sem saída.

Todas as crianças na minha paragem de autocarro tiveram um dos seus pais despedido. Toda a nossa comunidade viu o seu futuro diminuído, e um dia, foi a minha vez.

Assim, a primeira vez que experimentei verdadeiramente o que era esta coisa chamada economia, foi quando os meus pais que se sentaram e  me explicaram que as coisas iam ser mais difíceis durante algum tempo, porque o meu pai tinha sido despedido.

Demasiadas crianças na América começam a perceber o que é a economia através dessas conversas difíceis – ou muito pior ainda.

Fiquei impressionada com o poder profundo que esta força misteriosa tinha sobre a minha vida, a dos meus amigos  e a da  minha comunidade.

E perguntei-me se esse poder não poderia também ser exercido para fazer conversas mais felizes e criar vidas mais completas, mais felizes.

Dediquei a minha carreira a descobrir como podemos fazer crescer e sustentar a classe média – e desenraizar as barreiras de género e as barreiras raciais que deixam demasiados americanos fora do Sonho, só o vendo de fora.

Através da organização que co-fundei, tenho procurado soluções para inverter a perigosa marcha da desigualdade, e trazer-nos de volta ao valor fundamental do sucesso amplamente partilhado.

É o mesmo valor que vejo no coração do plano Build Back Better – e é por isso que estou entusiasmada e honrada por ajudar esta equipa a trazer não só bons empregos – mas também vidas melhores e a tranquilidade de espírito que as acompanha  em  todas as comunidades americanas.

Obrigada.

***

Notas preparadas para serem ditas por Cecilia Rouse,  nomeada Presidente do Conselho de Consultores  Económicos, em Wilmington, Delaware

 

Boa tarde.

Sr. Presidente eleito, Sra. Vice-Presidente eleita – obrigado pela extraordinária oportunidade de me  juntar a esta equipa.

Sinto-me humilde e honrada, e pronta para começar a trabalhar para o povo americano.

Para ser perfeitamente honesta, até há pouco tempo eu não esperava regressar ao serviço público.

Como qualquer académico sabe, quando se criaram raízes numa escola que se ama, com estudantes e colegas incríveis com quem se cresceu, não é fácil tirar uma licença. Requer uma rara combinação de urgência e oportunidade para  sair e nos afastarmos.

Mas essa combinação rara é precisamente o que a nossa nação está a enfrentar neste momento.

O meu caminho como economista começou no meu primeiro ano de faculdade – a minha mãe, psicóloga escolar, encorajou-me a fazer um curso de economia, e aconteceu coincidir com o que na altura era um dos piores picos de desemprego desde a Grande Depressão.

Era impossível separar o que estávamos a aprender na sala de aula daquilo que eu sabia que se passava nas cidades de todo o país, e senti-me impelida a estudar o mercado de trabalho em todas as suas dimensões – as razões do desaparecimento de empregos; o impacto da educação nas perspectivas de emprego das pessoas; as formas de derrubar as barreiras ao crescimento do emprego e de tornar mais fácil para as pessoas encontrar uma segurança económica duradoura.

Hoje, quase quarenta anos depois, estamos de novo a viver uma das piores crises de emprego desde a Grande Depressão.

Milhões de famílias tiveram as suas vidas viradas do avesso. A rede de segurança rompeu-se,  deixando os americanos vulneráveis a escorregarem nas dificuldades e no desespero, e as desigualdades estruturais que sempre existiram na nossa economia estão a ser exacerbadas como nunca antes.

Este é um momento de urgência e de oportunidade diferente de tudo o que enfrentámos nos tempos modernos.

A urgência de pôr fim a uma crise devastadora.

E a oportunidade de construir uma economia melhor na sua esteira – uma economia que funcione para todos,  que traga oportunidades de emprego gratificantes  e que não deixa ninguém a cair das malhas da rede de segurança social.

Estou ansiosa por trabalhar com o Presidente eleito, a Vice-Presidente eleita e toda esta equipa, para abordar essa urgência e aproveitar essa oportunidade – e fazer com que o nosso sistema económico funcione melhor para todos os americanos.

Obrigada.

__________

Para ler no original clique em:

Press Release – Economic Policy Nominees & Appointees Remarks as Prepared for Delivery | The American Presidency Project (ucsb.edu)

Leave a Reply