CARLOS REIS – BOM DIA! – RED TOP, por CAMILLE THURMAN com o TRIO EMMET COHEN, KYLE POOLE e RUSSELL HALL

Emmet Cohen w/ Camille Thurman | Red Top – YouTube

Parece uma obsessão, mas esta Senhora… Esta enorme Senhora… Dá cabo de uma pessoa –  simples como eu – com este Blues dos demónios.

O blues, que antes de ser já o era, uma coisa tão harmonicamente simples (ainda não havia Jazz e já os escravos negros o cantavam, improvisando a sua triste e explorada vida nas plantações de algodão) adquire sempre a importância que cada intérprete lhe dá.

Foi à custa da sua simplicidade que o rock’n roll e os rhythm and blues – uns parentes afastados, pobres e espertos – foram buscar os seus êxitos musicais, absolutamente rascas, quando comparados, por exemplo, com esta Camille Thurman ou outros intérpretes dessa tão antiga e popular expressão musical.

Bem, ela faz o que lhe apetece, mas que é (extraordinariamente) coincidente com os restantes músicos – parece que estão ligados uns aos outros por qualquer comunicação invisível. Há mesmo uma altura em que alguém parece sair do tom, inventa um outro, ela dá umas notas “que não são próprias”, riem-se todos, reentram no “estabelecido” com uma habilidade e musicalidade incríveis, tudo aquilo faz parte de tudo, de toda a imaginação que esta música requer, é um espanto, uma loucura. É um prazer.

Que dizer das piadas pianísticas? E do solo do baixo, uma coisa absolutamente espantosa?

A música nunca mais acaba, ela é mesmo assim definida pela cantora até soar o  apito final e deliberado – pelo gesto, pela postura, pela comunicação silenciosa e íntima de todos aqueles loucos.

Já no final ela agradece e homenageia o espaço, os músicos e até aquela pequena conversa é cantada, é musical…

Viva – portanto e mais uma vez –  a Música!

Carlos

 

Obrigado a Emmet Cohen e ao youtube

Elenco:

Emmet Cohen – Piano

Camille Thurman – Vocals

Kyle Poole – Drums

Russell Hall – Bass

Leave a Reply