MUSEU DO NEO-REALISMO – APRESENTAÇÃO de “A NOITE INQUIETA – ENSAIOS SOBRE LITERATURA PORTUGUESA, POLÍTICA E MEMÓRIA, de CARINA INFANTE DO CARMO – AMANHÃ, SÁBADO, 26 de NOVEMBRO, às 16 horas, Rua ALVES REDOL, 45, em VILA FRANCA DE XIRA

 

No próximo dia 26 de novembro, pelas 16h00, decorrerá no Museu do Neo-Realismo a apresentação do livro A NOITE INQUIETA: ENSAIOS SOBRE LITERATURA PORTUGUESA, POLÍTICA E MEMÓRIA de Carina Infante do Carmo.

A Noite Inquieta é a metáfora precisa de um tempo e no presente volume estabelece a ligação entre os domínios da literatura, da política e da memória, congregando três núcleos temáticos que comunicam entre si. Primeiro, a compreensão histórico-literária do neorrealismo, na interseção de discursos estéticos e políticos, públicos e privados, na leitura do trabalho da escrita e dos diálogos com outros discursos sociais e artísticos. Depois, a memória histórica e literária de José Gomes Ferreira, no xadrez das continuidades, metamorfoses e ruturas do nosso século XX literário. E finalmente, um conjunto disperso de autores e obras que assumiram a invenção verbal e a centralidade política da literatura como forma de resistência, dela deixando registo pessoal para memória futura.”

A sessão conta com a presença da autora, de António Pedro Pita e do Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo, David Santos.

 

Entrada gratuita.

 

 

 

Contamos com a sua presença.

 

A Vereadora

Manuela Ralha

Gabinete de Comunicação e Imagem

 

 

Tel.: 263 285 626
Email: museuneorrealismo@cm-vfxira.pt

Leave a Reply