ONTEM, NÃO FOI UM DIA BOM PARA A ARGENTINA, por MATT LEVINE

Temaseconomia1

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

Argentina_-_Location_Map_(2013)_-_ARG_-_UNOCHA_svg

Ontem, não foi um dia bom para a Argentina

 

Yesterday Was Not Argentina’s Day, por Matt Levine

Bloomberg View, 31 de Julho de 2014

 Matt Levine

Parte III

(CONCLUSÃO)

Aceleração :

Ou… talvez nada aconteça: nenhum acordo, nenhum pagamento em euro-obrigações, nenhum esforço para mover os títulos para  jurisdições mais amigáveis. Creio que posso imaginar que  haverá sempre um momento qualquer  em  que os detentores de títulos de troca  que não tenham sido pagos hão  de querer receber. Não há muito mais  que eles possam fazer sobre isso, mas há uma coisa que eles podem fazer, que é acelerar para tentarem receber  os seus títulos.  Como afirmei  ontem:

Aceleração significa, que se pode dizer à  Argentina, “Ei, os senhores estão  tecnicamente em incumprimento, então tem que me pagar o valor facial das vossas obrigações que nós temos e agora mesmo,” e então eles riem-se histericamente por uns cinco minutos.

Eventos subsequentes confirmaram somente a minha fé na capacidade da Argentina em se  rir histericamente diante de tais exigências  de pagamento. Se se tem observado eventos semelhantes até agora ocorridos e se a sua saída  é “oh, meu caro, este litígio  com a Argentina até parece muito divertido”, então acelerar  pode ser apenas o que pode fazer. Tenha  uma boa década a fazer  isso .(10)

Porque a via correcta para toda esta saga da regra  pari passu (11) pode ser a de tornar impossível qualquer reestruturação da dívida, pelo menos para a Argentina. Esta não pode  pagar a cada um dos seus credores pela totalidade, não consegue convencê-los a todos para um mesmo acordo e não pode ficar fora das garras dos tribunais dos Estados Unidos. A situação actual é tão terrivelmente má para todos os envolvidos que é difícil imaginar que isto possa continuar . Mas ninguém parece ser capaz de imaginar algo melhor, também.

________

10 Aqui, contudo, é is Anna Gelpern com um mais elaborado ponto de vista sobre aceleração e muitas outras questões.

11 A frase, é claro de  Cotterill.

Matt Levine at mlevine51@bloomberg.net.

________

Ver o original em:

http://www.bloombergview.com/articles/2014-07-31/yesterday-was-not-argentina-s-day

________

Para ler a introdução de Júlio Marques Mota a este texto de Matt Levine, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá:

http://aviagemdosargonautas.net/2014/08/19/uma-nota-introdutoria-de-julio-marques-mota-ao-texto-ontem-nao-foi-um-dia-bom-para-a-argentina-de-matt-levine/

________

Para ler a Parte I deste texto de Matt Levine, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2014/08/20/ontem-nao-foi-um-dia-bom-para-a-argentina-por-matt-levine/

________

Para ler a Parte II deste texto de Matt Levine, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

Leave a Reply