Javier, my Weñe (Autobiography) –11- por Raúl Iturra

(Continuação)

 

 

 

 

 

 

At one point, Abuelo jumps in Portuguese language, which I have learned, to synthesize how Lautaro  once he understood that the strange animal with four legs, were separate entities: a horse to ride and fight wars,  and a human being to use the horse to fight and win wars: so abuelo says in his luso language: Passou a ser pajem de Valdívia e foi nessas lavores, que aprendeu que as temidas entidades eram seres humanos como ele e que o resto, eram duas coisas diferentes o cavalo e o cavaleiro que o montava.

 

O Capitão Espanhol Marcos Veas teve simpatia pelo rapaz e lhe ensinara a andar a cavalo, a ler e escrever e como tratar dos animais para a guerra. Foi com Veas que aprendeu o uso das armas e tácticas de cavalaria.

 

Todo era observado por Lautaro, baptizado como cristão com o nome de Felipe, quem perdera o medo ao cavalo, era um bom cavaleiro e a pouco e pouco, começara a transferir cavalos novos e armas para o seu lonco. Com grande segredo e sem dizer nada a ninguém.

 

Nas batalhas de Andalién e de Penco, perto de Concepción, a primeira a 22 de Fevereiro de 1550 e a segunda a 12 de Março do mesmo ano, lutou junto aos espanhóis para aprender as suas tácticas de de guerra e movimento de tropas. A luta de Lautaro era para aprender e defender aos seus, porque bem sabia ele que Valdívia capturava gente do seu povo, cortava os seus braços e mãos para no serem atados por eles e para os manter prisioneiros. A fama da crueldade castelhana era imensa, até o ponto de libertar grandes grupos de prisioneiros mapuches para tornarem aos seus loncos sem um braço, sem mãos ou sem língua.

 

Os Mapuche não tinham medo dos espanhóis mas crueldade dos seus capitães os tornaram furiosos e com raiva sem defesa contra os mesmos.

 

Foi Lautaro que, ao fugir após a sua aprendizagem dos hábitos espanhóis e tácticas de guerra, ensinara aos Toqui reunidos com os seus capitães Paicaví, Lemo Lemo, Lincoyán,Tucapel e Elicura hoje em dia todos nomes de rua ou cidades, que reuniam para saber como se defender dos castelhanos. A aparição de Lautaro e o seu ensino das tácticas castelhanas aos seus Loncos, fizeram que fosse elevado ao hierarquia de Toqui ou chefe máximo dos Mapuche organizados em milícias para tempo de guerra e que fosse ele a comandar as tropas Mapuche divididas em vários sítios do Sul De Santiago, aprendendo esses antigos preguiçosos como lutar em grupos organizado e não em peloteras ou pelote em português, com ciladas e enganos, como está narrado no poema épico La Araucana, de Alonso de Ercilla y Zúñiga, de 1568. Canta os louvores de Lautaro e o define como o mais calmo, bem informado, excelente guerreiro, que soube derrotar aos muito envergonhados castelhanos em várias batalhas.

 

Em 1558 levantou uma grande sublevação contra os hispânicos, na que morrera a maior parte dos invasores que andavam pelo Sul da Colónia, hoje as cidades de Valdivia e Bio Bio. Em 1553 livra-se a batalha de Tucapel, Valdívia é feito prisioneiro e foi morto como ele matava aos Mapuche, relatado antes por mim num texto anterior: o próprio Lautaro organiza um grupo bem treinado e armado, encurrala a Valdívia, o conduz a um Conselho de Loncos onde é julgado e morto na já relatada picanha, esse pau que entra no corpo nu e pelo peso do próprio, vai entrando até lhe causar a morte após horas, de sofrimento atroz: os Lonco aprenderam essa forma de matar, dos castelhanos. Ta tis how Valdivia pased away, by the hands of his former assistant.

 

Mas, como relata Ercilla Valdivia teve um julgamento conforme os hábitos espanhóis: tribunal, acusador, defesa, testemunhas, durante muitos dias, até a condena a 24 de Dezembro de 1553. Após julgamento e morte, os Mapuche arrasaram Concepción e Valdivia duas vezes. Francisco de Villagra toma o mando e organiza várias batalhas perdendo em todas elas.

 

(Continua)

 

 

Leave a Reply