UMAR – Hortas feministas e Maria Mendes: as tertúlias feministas desta semana, no ccif


 

 

 

 

O Centro de Cultura e Intervenção Feminista quer fazer, no seu jardim, uma horta. Convidámos especialistas em agricultura urbana biológica, para nos ajudarem neste processo que é novo para muit@s de nós.

 

Queremos saber: 1) se existem condições físicas para fazer uma horta no jardim do CCIF; 2) como iniciar uma horta (que materiais, que cuidados…) e 3) estabelecer um plano de acção para a horta feminista.

 

Podíamos fazer tudo isto só com essas pessoas convidadas e as umaristas, mas por que não abrir a conversa a quem tem interesse no tema? E por que não debatermos o porquê de uma horta biológica num espaço feminista? Horta só rima com ecofeminismo ou está para lá das correntes feministas, podendo ser transversal aos feminismos?

 

Estas são algumas das ideias a debater, na próxima quarta-feira, dia 12 de Outubro, pelas 18h, na conversa sobre Hortas Urbanas, com a Mara Sé, do GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, com o José Mariano, da Associação Colher para Semear e Céu Vigário, que coordena o projecto da horta das Laranjeiras.

 

No dia seguinte, dia 13, pelas 19h, Maria Antónia Fiadeiro dinamiza a tertúlia sobre a artista plástica Maria Mendes, a partir de um filme sobre a artista e de uma exposição de documentos da e sobre Maria Mendes. A anteceder a tertúlia, há lanche ajantarado, no café-bar do CCIF.

 

Ver programação completa de Outubro | Evento no facebook

 

 

A 15 de Outubro, a UMAR junta-se à manifestação global e sai à rua para expressar a sua indignação e protestar face ao actual modelo de governação política, económica e social; um modelo que não nos serve, que nos oprime e não nos representa e que tem servido para pôr em causa os direitos das mulheres. Em Lisboa, o ponto de encontro é em frente ao Diário de Notícias, no Marquês de Pombal, pelas 15h. Em Lisboa ou no Porto, em Coimbra, em Braga ou noutro local, sai à rua! Junta-te à UMAR e à Marcha Mundial das Mulheres, este Sábado!

15 de Outubro no facebook

 

Saudações feministas da UMAR

 

 

 

Leave a Reply