Hoje, queríamos escrever um editorial optimista. Não é fácil, sobretudo se lermos as notícias sobre o País e o mundo e nelas nos inspiraramos. Em todo o caso, vamos tentar – Não se sabe ao certo, mas estima-se que em cada segundo que passa, haja três nascimentos; 180 por minuto, 10800 por hora… Quase 260 mil por dia.
Ora muito bem – como já devem ter percebido, hoje sai mais um Diário de bordo atípico. É que, tal como Oscar Wilde, nós resistimos a tudo menos às tentações e ao consultarmos as efemérides, entre dezenas de outros aniversários de famosos deparámos com oito irresistíveis personalidades – todas nascidas a 6 de Maio. Vamos passá-los em revista:
No dia 6 de Maio de1758, nasceu Maximilien de Robespierre, «o incorruptível» advogado e político francês que morreria guilhotinado em 1794, após ter mandado guilhotinar numerosos adversários. Dando um salto de quase cem anos, em 1856, nasceu Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, o pai da psicanálise. Morreria em 1939. Sempre neste dia, mas em 1861, foi a vez de abrir os olhos para o mundo Rabindranath Tagore, escritor, poeta e músico indiano, vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 1913. Morreu em 1941. No dia 6 de Maio de1895, nasceu Rodolfo Valentino, actor norte-americano de origem italiana. Morreu em 1926 com apenas 31 anos, provocando numerosos suicídios entre as admiradoras.. Em 1897 chegou ao planeta Terra Árpád Szénes, pintor, gravador, ilustrador, desenhador e professor húngaro, naturalizado francês em 1956, casado com a nossa Maria Helena Vieira da Silva. Morreu em 1985. Mudemos de século.
Em 6 de maio de 1915 nasceu um génio do cinema – Orson Welles, cineasta e actor norte-americano – o realizador e genial intérprete de Citizen Kane. Morreu em 1985. No mesmo dia, mas em 1953, nasceu Tony Blair, um político britânico e em 1961 George Clooney, o famoso actor norte-americano. Estes dois, todos os conhecem.
Com tudo o que de horrível se passa no mundo, temos de procurar aspectos positivos. Sabermos que todos os dias nascem pessoas interessantes é confortante. Nascerá neste dia 6 de Maio de 2012 algum génio? Pensemos que sim. Sobretudo não pensemos nos que, tendo nascido ou nascendo hoje, vão daqui por umas décadas ensombrar a vida dos seus contemporâneos.