A introdução do comércio livre total entre a Europa e os países com salários baixos como a China tem sido um verdadeiro desastre económico e social.
Com 23 milhões de desempregados, 80 milhões de pobres, o aparecimento de trabalhadores pobres, o aumento do trabalho precário, o colapso da classe média, a estagnação oua baixa dos salários e do poder de compra, a explosão das desigualdades de rendimentos, a coesão e a paz social estão ameaçadas.
Com a desindustrialização e as deslocalizações maciças, a enorme dívida pública, os défices comerciais da maioria dos países europeus e com a acumulação por alguns países emergentes como a China de reservas cambiais colossais, a independência económica da Europa está ameaçada.
Estas são as pragas causadas pela concorrência desleal no mercado mundial.
Os cidadãos europeus estão, agora, muito conscientes disso mesmo. Os inquéritos de opinião mostram que 2/3 dos cidadãos franceses, mastambém italianos, espanhóis e alemães são favoráveis ao proteccionismo à entrada nas fronteiras da Europa. Mas a voz dos cidadãos não é tida em conta nem pelos seus respectivos governos nem pela Comissão Europeia.
Este suicídio económico e social acompanhado de uma recusa em ouvir os cidadãos deve acabar! Por isso, decidimos lançar uma Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) em 9 países; procura-se restabelecer a preferência comunitária e uma concorrência leal, estabelecendo um proteccionismo comercial nas fronteiras da Europa. O seu objectivo é reencontrar o pleno emprego e um crescimento equilibrado nos países europeus.
Para que os candidatos para a eleição presidencial em França se empenhem em apoiar a nossa proposta e para que esta seja adoptada pela Comissão, pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu, é necessário que seja apoiada pelo menos por um milhão de cidadãos europeus! Quanto mais assinaturasse conseguirem, mais nós seremos importantes neste debate.
O vosso futuro e os dos vossos filhos não está condenado ao declínio. As alternativas existem. Este combate é o vosso, ninguém o fará em vosso lugar.
Apoie com a sua assinatura ’Initiative Citoyenne Européenne !
http://www.signezpourunprotectionnismeeuropeen.fr/