DESMOND MORRIS – EXPOSIÇÃO DE PINTURA NO ISPA por clara castilho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O artista surrealista britânico Desmond Morris apresenta uma exposição de pintura de 24 de maio a 21 de Junho, na Galeria 1 do ISPA. Desmond Morris (n. 1928, Purton, Wiltshire) é um zoólogo e etologista inglês. Estudou na Universidade de Birmingham (Degree em Zoologia) e obteve o PhD na Universidade de Oxford (1954) onde trabalhou com o Prémio Nobel Niko  Tinbergen.

Ficou internacionalmente notado pelas suas obras de divulgação científica. As principais foram publicadas em mais de vinte línguas, nomeadamente em Portugal, onde em fins dos anos sessenta Morris é um autor de êxito. As suas obras mais conhecidas são: Os Mamíferos, um guia das espécies vivas (1965), Homens e Macacos (1966), O Macaco Nú (1967), comportamento Intimo (1971). Gesto, a sua origem e Distribuição (1979), A tribu
do Futebol
(1981).

Desde cedo começou a desenvolver paralelamente um interesse pelas artes visuais, a ponto de ter exercido atividade docente durante o serviço militar (1946-48). Como pintor realiza a sua primeira exposição individual no Swindon Arts Centre em 1948 e dois anos mais tarde em Londres uma exposição surrealista com Joan Miró. A sua atividade artística continuará sem interrupção (mais de 1300 obras até 2000), expondo com grande regularidade em Oxford e Londres. As suas obras constituem um importante contributo para o movimento surrealista britânico.

Dirige e apresenta mais de uma centena de filmes para a televisão (Granada TV, ITV e BBC), além de outros programas que produz para a BBC rádio. Homem de múltiplas curiosidades Desmond Morris realizou em 2003 e 2006 demoradas viagens pelos cinco continentes, que culminaram em 2011 com uma viagem ao Alasca para estudar os índios do noroeste e a arte esquimó.

   

A principal obra da mostra é um tríptico de homenagem às tentações de Santo Antão de Hieronymus Bosch do Museu de Nacional de Arte Antiga de Lisboa. A iniciativa, que corresponde à primeira exposição de Morris em Lisboa, enquadra-se nas comemorações dos 50 anos do ISPA e é a primeira de vários eventos culturais de grande relevo.

No dia 18 de junho às 18h30 tem ainda lugar uma conferência de Silvano Levy, autor de vários livros sobre a obra plástica de Desmond Morris. (existem sete livros que estudam a sua obra plástica).

 

Morris com Miró:

Leave a Reply