Diário de bordo de 19 de Julho de 2012

Ontem celebrou-se o Mandela-day. E hoje?
Edgar Degas, foi um grande pintor impressionista francês – centrou a sua arte no desejo de captar o movimento do corpo humano; quase cego, confiou mais nos dedos do que nos olhos, e modelou corpos de uma grande beleza. Max Fleischer, um cineasta, um judeu norte – americano, abordou a beleza do movimento de uma forma diferente – deu vida, animação a personagens da banda desenhada. Betty Boop, Koko the clown ou Popeye estariam imóveis, prisioneiros nas suas tiras desenhadas se não fosse este judeu.
Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto, judeus como Fleischer. Vladimir Mayakovsky, poeta maior do futurismo russo. Disse – Eu à poesia só permito uma forma: concisão. Cronin, o escritor escocês, que sonhava com a união das crenças religiosas, evitando fundamentalismos acéfalos, ou Herbert Marcuse, filósofo da Escola de Francoforte que forneceu fundamentos ideológicos à explosão juvenil de 1968 – um homem que se recusava a falar para um futuro mítico e que procurava responder às questões do seu tempo com uma filosofia que contemplasse os problemas sociais e fosse concretizada através de uma política radical.
A estes nomes acrescentamos o de Francisco Sá Carneiro, o primeiro-ministro de Portugal que um dia assinou um decreto dizendo que os subsídios de Natal e de férias, constituíam direitos inalienáveis e inegociáveis dos trabalhadores. Todos estes homens nasceram em anos diferentes mas no mesmo dia – 19 de Julho.
E, noutros 19 de Julho, aconteceram coisas tais como – em 711 os muçulmanos de Tariq ibn Ziad assumiram o controlo da Península Ibérica ao vencerem os visigodos de Rodrigo na Batalha de Guadalete; em 1799 foi encontrada a Pedra de Roseta, chave para a decifração dos hieróglifos egípcios. Em 1870 a França declarou guerra à Prússia e em 1943, Roma foi bombardeada pela primeira vez pela aviação dos Aliados… Coisas boas, coisas más. E este 19 de Julho como será? Amanhã podemos responder..

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: