Inauguração das Exposições “Lusofonias” e “Homenagem a Cruzeiro Seixas – Um passo à frente em África”. Amanhã em Oeiras.

As Galerias Perve, e a Câmara Municipal de Oeiras, têm a honra de convidar para a inauguração simultânea das exposições “Lusophonies | Lusofonias” e “Homenagem a Cruzeiro Seixas – Um passo à frente em África”que terá lugar no Centro Cultural do Palácio do Egipto, em Oeiras, no dia 12 de Outubro, às 19h.

Dá corpo à exibição, uma importante coleção da Perve Galeria, que procura abordar de forma antológica a produção artística nos PALOP, Brasil e Portugal, e que aqui é complementada com a apresentação de um núcleo expositivo intitulado “Um passo à frente em África”, que em jeito de homenagem, evoca o período Africano de Cruzeiro Seixas e destaca o importante papel que desempenhou ao longo da vida enquanto artista e promotor das artes. Este núcleo mostra um conjunto de obras realizadas nos anos 50 e 60 do Séc. XX e documenta entre outros acontecimentos, as célebres exposições que Cruzeiro Seixas organizou em Luanda, no mesmo período, quer com trabalhos seus, quer com obras de vários artistas da Lusofonia, entre os quais Malangatana, o que lhe valeu ser chamado para interrogatório na polícia política (PIDE) da época, pois que exibir uma obra de um autor africano, ademais contestatário do regime, era algo que ia contra os ditames vigentes.

A coleção Lusofonias assume especial relevância no panorama internacional por ser a única dedicada ao tema em todo o espaço lusófono, motivo pelo qual foi já apresentada em 2010 na Galeria Nacional de Arte de Dacar, no Senegal e será também alvo de exibição em São Paulo, após ter recebido recentemente a chancela atribuída pelo Comissariado-Geral Português Para o Ano de Portugal no Brasil.

Albino Moura (Pt), Ana Silva (Ao), António Quadros (Pt), Cruzeiro Seixas (Pt), Dorindo Carvalho (Pt), Eduardo Nery (Pt), Eurico Gonçalves (Pt), Fernando Lemos (Pt), Gabriel Garcia (Pt), João Garcia Miguel (Pt), Malangatana (Mz), Manuel Figueira (Cv), Mário Botas (Pt), Mário Cesariny (Pt) e Pancho Guedes (Pt), são apenas alguns dos autores cujo nível elevado de talento se mostra na sua vertente desenhada.

Consulte Informação complementar sobre a exposição em www.pervegaleria.eue através das seguintes ligações:

Súmula da Exposição: www.pervegaleria.eu/home/images/stories/perve/Expos_2012/Lusofonias_Oeiras/Sumula_Lusofonias_Homenagem_oeiras.pdf

Imagens do Palácio: www.pervegaleria.eu/home/index.php/galeria-de-imagens/category/390.html

Obras da Coleção Lusofonias: www.pervegaleria.eu/home/index.php/galeria-de-imagens/category/26.html

Catálogo da Exposição Itinerante em África: www.perve.org.pt/2EArteGlobal/catalogo_dakar.pdf

Imagens da apresentação em Dacar | http://www.pervegaleria.eu/home/index.php/galeria-de-imagens/category/273-%20Lusophonies%20%7C%20Lusofonias%20-%20Imagens%20da%20Exposi%C3%A7%C3%A3o%20em%20Dakar.html

Em anexo remetemos convite digital.

Esperamos poder ter a honra da sua presença na inauguração.

Com os nossos melhores cumprimentos,

 

Carlos Cabral Nunes
Direcção Artística
Tm/ Mph +351 912521449

Leave a Reply