Selecção e tradução de Júlio Marques Mota
Uma situação curiosa, uma lista de gente que terá fugido ao fisco na Grécia, é perdida pelos ministros da Grécia e achada por alguém que irá responder em Tribunal por tê-la publicado.
Uma notícia do Jornal Le Monde de hoje
2 059
Este é o número de pessoas que estão na “lista de Lagarde”, publicada esta semana por Costas Vaxevanis, Editor chefe da revista HOt Doc . Vaxevanis foi preso ontem por violar a lei sobre a publicação de dados privados. Foi de seguida posto em liberdade ficando a aguardar o seu julgamento, depois de ter comparecido junto das autoridades judiciais. Milhares de gregos ricos que aparecem nesta lista, entregue à Grécia em 2010 pelas autoridades francesas e ao senhor Vaxevanis, anonimamente, são suspeitos de fraude fiscal e devem ser objecto de investigações. O actual ministro das Finanças, Yannis Stournaras, anunciou na semana passada que mais uma vez iria pedir a lista de França, os dois Ministros anteriores terão declarado, um de a ter perdido, e o outro não estava seguro da sua autenticidade .
Informação de Business Insider:
A controversa ‘lista de Lagarde’ perdeu-se e é uma má notícia para o primeiro-ministro grego
Matthew Boesler|Oct. 27, 2012, 5:50 PM|12,369|20
The controversial ‘Lagarde List’ has been leaked to the media in Greece.
A polémica ‘Lista de Lagarde ” foi perdida a favor dos media da Grécia
A lista contém os nomes de 1.991 gregos ricos com contas bancárias na filial do HSBC de Genebra, e a lista tem este nome depois de Christine Lagarde a ter dado ao ex-ministro das Finanças grego Giorgos Papakonstantinou em 2010.
A lista foi mantida em segredo pelo governo grego desde então.
Ultimamente, a questão da existência ou não as contas foram utilizadas pelos gregos ricos para efectuarem a evasão fiscal enquanto o seu país está numa situação orçamental terrível fiscal que gerou uma tempestade política.
Alguns nomes da lista poderiam criar problemas para o actual primeiro-ministro, Antonis Samaras, que está desesperadamente a tentar levar o Parlamento a aprovar um pacote de cortes de despesas públicas fortemente controverso, de modo a garantir o desembolso próximo do tão necessário dinheiro de resgate concedido pela Troika como credor.
Um nome na lista é Stavros Papastavros, um conselheiro de Samaras. Outro é Georgios Voulgarakis, um ex-ministro e membro do partido de Samaras “Nova Democracia”
A lista também contém os nomes de altos funcionários do Ministério das Finanças, que têm estado no centro da crise na Grécia. A lista esteve inexplicavelmente perdida por mais de um ano depois de o ministro das Finanças cessante Papakonstantinou a ter passado para o novo ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, em 2011.
Um rico empresário grego na indústria de equipamento militar e outro antigo governo alto-funcionário que tem estado envolvidos em negócios de material para o Ministério da Defesa apareceram recentemente ambos mortos em alegados suicídios e não foram incluídos na lista.
No entanto, a revista grega que publicou a lista, Hot Doc, sublinhou que não podia ter certeza se a lista teria já sido publicada antes de ser oferecida à revista.
A Daily Kos blog cita a imprensa local, dizendo que o governo grego já emitiu um mandado de prisão contra o editor do Hot Doc:
Embora a razão oficial dada pela Polícia Helénica sobre o mandado emitido contra [Kostas] Vaxevanis é a violação das leis de privacidade relacionadas com a informação pessoal dos indivíduos nesta lista, a opinião geral na Grécia, especialmente na blogosfera activa do país e no ambiente social dos media é de que as autoridades gregas estão a tentar silenciar Vaxevanis e para o “punir” a ele próprio pela publicação da lista de Lagarde.
Curiosamente, as versões não-oficiais da lista têm circulado na internet ao longo das últimas semanas, enquanto ontem à noite, zougla.gr, um site gerido pelo jornalista Makis Triantafillopoulos, publicou a lista com apenas algumas horas antes da edição especial da Hot Doc contendo a lista que chegou às bancas. A partir do momento em que este texto é escrito, não se garante que semelhante mandato não seja emitido contra Triantafillopoulos, que na Grécia é amplamente considerado como um político com laços muito estreitos com a classe política dominante, pela sua publicação da lista.
Read more: http://www.businessinsider.com/lagarde-list-of-swiss-bank-accounts-leaked-2012-10#ixzz2AhJYKJxP




