CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA – CICLO DE ENCONTROS “HISTÓRIAS DE VIDA, VIDAS COM HISTÓRIA”

 

Com a presença do Historiador Luís Filipe Torgal e dedicada à obra “O sol bailou ao meio-dia: a criação de Fátima”, previamente apresentada pelo Prof. Dr. Fernando Rosas, no dia 3 de novembro às 16h00, na Biblioteca Municipal da Póvoa de Santa Iria.

“As «aparições» de Fátima (1917) ocorreram num dos momentos económicos, sociais e políticos mais difíceis e dramáticos da história de Portugal, que bem podia sistematizar-se na trilogia do caos: «fome, peste e guerra».
Nesse período, mas sobretudo, anos antes, havia-se registado uma grande ofensiva dos governos republicanos em defesa da laicização do Estado e da secularização da sociedade, que acabou por restringir como nunca os privilégios e as liberdades da Igreja Católica. Rebentou a Primeira Guerra Mundial, onde Portugal teve uma participação controversa e trágica. Estoiraram motins e rebeliões. Proliferaram epidemias agudas de tifo e varíola e eclodiu depois a epidemia da «gripe pneumónica». Acentuou-se a crise económica e financeira, que gerou inflação galopante, falta de víveres essenciais, racionamento, pobreza, miséria e fome.
Nesta conjuntura de extrema adversidade, surgiu, na Cova da Iria, um culto popular que logo se propagou num país católico, rural, analfabeto e dado a superstições e a devoções messiânicas. Um culto popular que – como este livro pretende demonstrar – a Igreja Católica desde muito cedo estimulou, disciplinou, enquadrou ideologicamente e apresentou, com grande sucesso, a Portugal e ao Mundo.”

In ” O sol bailou ao meio-dia: a criação de Fátima”
CONTACTOS

Palácio Municipal da Quinta da Piedade
Rua Padre Manuel Duarte
2625 Póvoa de Santa Iria
Website: www.bmvfx.net
Coordenadas:
38º 51′ 42,35″ N
9º 4′ 14,65″ W

Leave a Reply