RETRATOS, IMAGENS, SÍNTESE DOS EFEITOS DA CRISE DA ZONA EURO SOBRE CADA PAÍS

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

mapa chipre - II - imagesCA8NPQZS

O assalto geral sobre as contas bancárias em Chipre: um precedente que poderá ser aplicado noutros países da zona euro – III

François Asselineau

UM TEXTO ENVIADO POR PHILIPPE MURER, MEMBRO DU BUREAU DU FORUM DÉMOCRATIQUE E
PRÉSIDENT DE L’ASSOCIATION MANIFESTE POUR UN DÉBAT SUR LE LIBRE ÉCHANGE

PUBLICADO A 17 MARÇO DE 2013

(continuação)

……

Na verdade, o acordo entre a UE, o FMI, o BCE e as autoridades cipriotas, foi concluído, não “na noite de sexta-feira para sábado “, como o afirma o jornal Le Monde, mas nos dias 14 e 15 de Março.

Este acordo foi apresentado como tendo sido conseguido durante a noite para fins de mise en scène em termos políticos. Foi isto que permitiu anunciar publicamente o “imposto excepcional” somente na manhã no sábado, dia 16 de Março, para que os habitantes da ilha mediterrânica o soubessem no início do seu fim-de-semana.

Assim, os cipriotas encontraram-se encurralados porque acabaram por encontrar os bancos fechados quando se precipitaram numa corrida ao levantamento do máximo dinheiro possível. Formaram-se filas junto das caixas multibanco, mas a maioria dos distribuidores já tinham sido colocados fora de serviço. Melhor calculado ainda, os cipriotas também perceberam que não conseguiam levantar dinheiro nem no domingo, 17 de Março, nem mesmo na segunda-feira, dia 18.. Porque segunda-feira é um dia em que se está excepcionalmente encerrado, devido ao calendário ortodoxo que fixa, este ano, dia 18 de Março, a data móvel da “segunda-feira pura “ a (Καθαρά Δευτέρα em grego).

chipreasselineau - VIIA “segunda-feira pura ” é uma festa móvel do calendário litúrgico ortodoxo. Situa-se quarenta dias antes do sábado de Lázaro, véspera do domingo de Ramos  e 48 dias antes da Páscoa ortodoxa. Esta é a data que marca, depois do domingo de Carnaval, o início da grande Quaresma. Também é a data que tradicionalmente representa o início da Primavera. Nesta ocasião, os cipriotas, tal como os gregos, partem em piquenique e comem o pão ázimo, enquanto as crianças brincam às escondidas.

chipreasselineau - VIIIEsta decisão tinha sido perfeitamente calculada e premeditada porque na segunda-feira, 18 de Março é o dia em que cai, em 2013, a “segunda-feira pura” da religião ortodoxa. Os bancos cipriotas permanecerão fechados até terça-feira, 19, o que dá o tempo suficiente para as equipas de profissionais dos bancos sacarem o dito ‘tributo’ sobre cada conta durante o fim-de-semana.

chipreasselineau - IXDesde o anúncio do saque feito por via oficial, os titulares das contas bancárias deixaram de poder levantar o seu dinheiro.

chipreasselineau - X

Foto tirada por um internauta cipriota no sábado, dia 16 de Março, de manhã.  A caixa multibanco deste banco já não permite levantar dinheiro e apresenta a seguinte mensagem: « a sua transacção foi anulada devido a um problema técnico. O distribuidor automático não permite levantar dinheiro, de momento.»

(continua)

Leave a Reply