Pentacórdio para Quarta-feira, 24 de Abril

por Rui Oliveira

 

  

sala espelhos Pal.Foz 

   Nesta Quarta-feira, 24 de Abril, após a vaga de nomes sonantes, quer internacionais, quer mesmo portugueses, que nos submergiu nos “Dias da Música 2013”, prestemos alguma atenção a jovens valores nacionais, sendo este o caso do Concerto Antena 2 que neste dia decorre na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 19h, com a habitual entrada livre.joana david

   Presente uma jovem pianista portuense Joana David (foto dir.), licenciada com elevada classificação em piano de acompanhamento na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (classe Prof. Jaime Mota e Luís Filipe Sá), pós-graduada em piano de acompanhamento na Royal Academy of Music (Londres), (classe professores Colin Stone e Michael Dussek) e participante, juntamente com a soprano Marina Pacheco, na primeira gravação da integral das canções de João Arroyo ;ana catarina costa, flauta 2

   e uma flautista aveirense Ana Catarina Costa (foto esq.), formada no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro (classe Profª. Ana Maria Ribeiro) com a classificação final de 20 valores, 1º Prémio Solista, Nível Superior no Concurso “Prémio Jovens Músicos” da RDP (2004), tendo gravado com o “Trio Polyhymnia” (Jan Wierzba piano e Michal Kiska violoncelo).

   Do seu programa fazem parte :

 

      Paul Taffanel   Grande Fantasia sobre temas da Ópera “Mignon” de A. Thomas

      Lowell Liebermann  Sonata para Flauta e Piano, op.23

            (1- Lento com rubato, 2- Presto enérgico)

      Bohuslav Martinu Primeira Sonata para Flauta e Piano

            (1- Allegro moderato, 2- Adagio, 3- Allegro poco moderato)

 

 

burlet_e_monteiro   Na mesma Sala dos Espelhos, anteriormente neste dia, às 17h, haverá no âmbito do “Ano do Brasil em Portugal” (mais especificamente na série Panorama do Piano Jovem no Brasil) e numa iniciativa Dell’arte, um Recital de Piano(s) com a presença de Daniel Burlet, piano e de Sérgio Monteiro, piano, ambos premiados pianistas cariocas.

   O programa do concerto (já dado no Centro Cultural de Cascais a 23 e pronto a repetir-se no Palácio Monserrate a 27 de Abril, Sábado às 15h) é ainda desconhecido.

   Uma das peças possíveis é “A Prole do Bebe” de Heitor Villa-Lobos que Sérgio Monteiro vem tocando desde a Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro e de que aqui mostramos a 1ªparte (a segunda está em http://youtu.be/o5g4s_z1cUs ) :

  

 

 

 

61472_300ze-dos-bois-2   Quanto a outras músicas menos eruditas, nesta Quarta-feira, 24 de Abril, dando continuidade a um programa “Uma Coisa Muito Séria” iniciado na Terça, 23 (e que por lapso não noticiámos) pela galeria Zé dos Bois (ZDB), sucedem-se no palco daquela  casa de espectáculo diversos músicos, assim caracterizados nos termos da própria galeria :

 

   No Dia 1 (Terça, 23 de Abril, às 22h) há Thurston Moore & Margarida Garcia, antecedidos por Tom Carter e Manuel Mota.

 thurston_moore 1  «Longe do palco iluminado da pop, Thurston Moore tem vindo a trilhar um caminho mais discreto, feito de concertos a dois ou a três, discos partilhados e colaborações avulsas. Essa podia ter sido a sua história musical, não fosse a vontade de formar uma banda e compor canções. Mas, para lá de formatos e percursos, uma coisa se manteve inalterável ao longo de três décadas de produção musical: o puro (e muito juvenil), desejo de tocar guitarra sobre um palco.margarida garcia É esse desejo que volta a exibir e a materializar, agora ao lado de Margarida Garcia … É um mistério o que Thurston Moore vai dizer à respiração profunda da música de Margarida Garcia, mas advinham-se ligações, aproximações, partilhas por meio de notas, silêncios, conversas breves e longas…»

   Este é um vídeo demonstrativo do estilo das últimas criações de Moore :

 

   e este um excerto de “The Leaden Echo” de Margarida Garcia :

 

 

   «Antes do duo luso-americano, a noite começa com as actuações separadas de Tom Carter e de Manuel MotaTom Carter, senhor de uma das linguagens à guitarra mais marcantes e apaixonadas da música americana em terra de ninguém, viu-se o ano passado afligido com uma pneumonia grave que o impediu de actuar … regressa agora a Portugal para celebrar o seu papel central no mosaico da música cujas ramificações se estendem numa cartografia imponente que clama para Manuel-Motasi os sementes fantasma dos blues, da folk e demais heranças primordiais …

… Figura incontornável no seio da música improvisada, Manuel Mota (foto) continua um incansável trabalho em torno das capacidades expressivas na guitarra … está para breve – e novamente pela lisboeta Dromos – um novo álbum intitulado “Foz” em colaboração com o japonês Toshimaru Nakamura, numa altura em que cada aparição sua se revela sempre tão surpreendente quanto gratificante…»

 

 

   No Dia 2 (Quarta, 24 de Abril às 22h) é a vez dos Wolf Eyes, antecedidos por  Rodrigo Amado & Afonso Simões.

wolf eyes   Ainda segundo a ZDB «… os Wolf Eyes … tocaram com Anthony Braxton e construíram uma muito respeitável legião de fãs, mas nunca se deixaram domesticar … O puxão de orelhas que (os seus membros) Aaron Dilloway, Nate Young e John Olson deram, com alegria e estardalhaço, à geração Pitchfork tinha outros sons: ritmos lentos e sebosos, electrónica agitada, riffs distorcidos até ao ruído total, vozes guturais… Entretanto, a edição em 2012 de ‘No Matter’ e o anúncio de uma digressão europeia confirma o que adivinhávamos. O rock and roll dos Wolf Eyes não só não morreu, como ganhou novas virtudes depois das aventuras a solo dos seus músicos. Por isso, esta noite só se ouvirá uma frase: For Those About to Rock We Salute You!»

   Este é um dos temas Untitled desse novo álbum “No Matter” :

 

 

   «A anteceder esta explosão, estará outra, embora sem guitarras. Com o saxofone de Rodrigo Amado e a bateria de Afonso Simões – encontro de duas figuras prioritárias da música mais far out, em campos tangentes de igual premência. A Afonso Simões é-lhe reconhecido um balanço e poder de fogo mimético à bateria … Rodrigo Amado tem vindo progressivamente a delinear uma linguagem cuja idiossincrasia o torna num dos mais importantes jazzmen europeus da actualidade. Súmula da reverência sagaz às raízes do género e de uma visão panorâmica em torno dos limites da improvisação …».

   Recordamos aqui uma muito anterior presença de Rodrigo Amado (e o seu saxofone) na ZDB em 2007, curiosamente com a guitarra eléctrica de Manuel Mota, além do contrabaixo de Hernâni Faustino e da bateria de Peter Baastian :

 

 

 

 

   Entretanto, a temporada da Miso Music Portugal voltou uma vez mais ao Goethe-Institut para várias apresentações e uma residência de criação a partir do passado 18 de Abril.

clotilde rosa   Nesta Quarta-feira, 24 de Abril, terá lugar no Auditório do Goethe-Institut, às 19h, o concerto de lançamento de um CD monográfico de Clotilde Rosa, numa edição da Miso Records, pelas mãos dos pianistas Anne Kaasa e Francisco Monteiro.

   Este concerto contará ainda com uma introdução à obra desta compositora portuguesa de referência, harpista, professora, co-fundadora do “Grupo de Música Contemporânea de Lisboa”, feita por Manuel Pedro Ferreira.

   No seu programa, para além das composições de Clotilde Rosa, figuram obras para piano solo de Karlheinz Stockhausen, compositor que influenciou fortemente a formação e as opções de vanguarda de Clotilde Rosa :

 

         “Klavierstück V” de Karlheinz Stockhausen

         “Sonata per pianoforte” de Clotilde Rosa

         “Cinco estudos” de Clotilde Rosa

         “Agitato” de Clotilde Rosa

         “Model for John” de Clotilde Rosa

 

   Ouça-se aquela peça de Karlheinz Stockhausen por Mauricio Pollini :

 

 

   E por último, Francisco Monteiro toca em 2012 “Quatro Estudos para Piano” (1930) de Clotilde Rosa :

 

 

 

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Segunda aqui)

 

 

 

 

1 Comment

Leave a Reply