“UM GOVERNANTE NÃO GOVERNA, GOVERNA-SE” – AFONSO CRUZ por Clara Castilho

livro&livros1

História e Estória – pensamos que foram os escritores e jornalistas brasileiros que, baseando-se na língua inglesa onde History e Story não permitem que a ciência histórica e arte de contar histórias possam de algum modo misturar-se optaram por usar no segundo caso estória em vez de história. As opiniões dividem-se quanto á necessidade de em português criar um vocábulo novo, mas sem precisar que haja discussões houve quem adoptasse de imediato a inovação e,assim, temos uma Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Alexandria, de Afonso Cruz, de que Clara Castilho nos vai contar a história. Ou a estória?

O livro  “Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Alexandria” de Afonso Cruz,  da editora Objectiva, é de leitura demorada, pausada, tais as ligações que temosImagem1 que ir fazendo. E entremeada pelo riso. Adoro este género de humor, que nos situa no aqui e agora, com olhar crítico sobre a nossa sociedade. Um verdadeiro “caso” este Afonso Cruz… Na apresentação, a editora apresenta: “O ócio não é o contrário de trabalho. A felicidade é que é o contrário de trabalho.” – Marian Bibin. Este volume da Enciclopédia da Estória Universal, entre várias citações, curiosidades, mitos e anedotas orientais, inclui ainda entradas sobre monges que vivem pendurados em enormes prateleiras de livros e que nunca tocam no chão; diz-nos que Alice no País das Maravilhas nasceu de uma enxaqueca; conta história do sultão Osman III, que abominava música e mulheres; e narra episódios da vida de Umt Arslan, o governador otomano que tinha fama de comer leões. Num tom, por vezes solene, outras irónico, mas sempre lúdico, esta enciclopédia revela-nos toda a História que a História esqueceu e ignorou”.

Mas o que quero aqui trazer é um excerto que encaixa na perfeição no momento actual- Portugal, Julho de 2013.

 “Roubar os ricos para dar aos pobres. Umit Arslam era um governante que roubava aos ricos para dar aos pobres. Antes de morrer apedrejado, disse: “Foi a roubar que eu consegui uma vida honesta”.

imagesAri Caldeira, comentando o caso, disse que ele não era governantes nenhum, nunca fora: “A definição de governante é exactamente o oposto do que Umi Arslam fazia. Um governante não governa, governa-se”.

 No seu blog , Afonso Cruz  apresenta-se: “Escreve e, além de ilustrador, realiza filmes de animação — às vezes de publicidade, às vezes de autor –, e é um dos elementos da banda The Soaked Lamb. Em Julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países.”

Leave a Reply