A CAPACIDADE DE INTERVENÇÃO DAS CRIANÇAS por clara castilho

9349741_b7nUl

Aqui há uns dias, em casa de uns amigos, as crianças divertiam-se a ver as suas casas no Google maps, com vistas de cima do edifício e com vistas rotativas onde procuravam janelas, portas, etc. Chegaram à conclusão de que a filmagem já tinha uns tempinhos.

Não foi isto que aconteceu na Índia numa das favelas da cidade de Kolkata. Fazendo a mesma pesquisa, viram que havia sido deixado de fora o lugar onde eles moravam. Incrédulas, as crianças chamaram a atenção dos pais. Vai daí, juntaram-se, autodenominaram-se Dakabuko (que significa ‘audacioso’ ou ‘corajoso’) e começaram a agir, ajudados por Amlan Ganguly, um advogado de uma Organização Não Governamental.

favelagoogle

Fizeram a planta do local, numeraram as casas, para que os moradores pudessem indicar seus endereços com mais facilidade e juntaram um outro objetivo: saber onde existiam habitantes que ainda não tiveram acesso à vacina contra pólio, elevando o número de vacinações para 80%. A notícia chegou à Universidade de Columbia que lhes forneceram telefones para registrar a frequência das vacinações de cada habitante.

Trata- de uma acção de “empoderamento”, como tem sido traduzido em português. Amlan ajudou as crianças a terem “poder”, tornando-as agentes da comunidade e mudando-a

Foram filmados durante vários anos, dando origem ao filme The Revolutionary Optimists. As vidas destas crianças mudaram. Por exemplo, Kajal, de 12 anos, começou a estudar, Priyanka de 16 anos tornou-se o chefe de um grupo de dança que mantem as meninas na escola, dissuadindo-as do casamento na adolescência. Nem tudo corre bem para eles, mas o filme poderá ajudar a reforçar as organizações locais, chamará aa atenção para os problemas de saúde e para o facto de a educação ser crucial.

Amlan é um advogado que criou a Prayasam, com o objectivo de tornar as crianças capazes de participar nas decisões e serem actores nas suas vidas. Integrou danças e outras formas de arte tradicionais no seu ensino, juntamente com modelos alternativos de educação. O seu trabalho acabou sendo reconhecido por várias instituições internacionais e recebeu vários prémios.


Leave a Reply