No âmbito do Centenário do Nascimento de João dos Santos, um grupo de “profissionais de saúde” (Assistentes Sociais, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Psicólogos, Psicomotricistas, Terapeutas Ocupacionais, Professores) reuniu-se sob o nome Se não sabe porque é que pergunta? (título de uma obra de João dos Santos).
Pretenderam habitar o seu universo, obra e imaginário, com uma proposta de criação artística centrada. Um projecto com alicerces na dança, teatro, artes plásticas, num horizonte de criação entre Setembro e Dezembro 2013.
Este processo foi dinamizado pela Escola Superior de Teatro e Cinema – Mestrado Teatro e Comunidade, em estreita colaboração com Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital Dona Estefânia.
E chamaram-lhe “A MÁQUINA DE EMPANTURRAR PERUS”. O espectáculo foi feito a partir de textos de João dos Santos , acrescentando-lhe memórias de cada um dos participantes. Não é “o segredo do homem é a primeira infância?”
“O arranque. Estamos finalmente no território de João dos Santos, médico, professor, homem maior da nossa cultura, do nosso tempo.
Pretendemos reverenciar o seu imaginário, a sua obra, a partir de uma proposta artística com alicerces na dança, teatro, artes plásticas. Um projecto cujo os protagonistas serão todos os profissionais de saúde, num horizonte de criação entre Setembro e Dezembro. […] Este local virtual pretende ser uma das portas de acompanhamento de todo o processo. Estaremos em permanente actualização e significação dos diferentes eventos e vividos”.
O primeiro espectáculo ocorrerá no dia 20 DE DEZEMBRO às 21,30 na ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA, prevendo-se duas repetições no mês de Janeiro no Teatro A Comuna.