EM 2014, A ECONOMIA CONTINUARÁ A SER ALVO DE GRANDE ATENÇÃO

a viagem

Os temas de Economia são objecto de uma particular atenção no nosso blogue. O nosso editor nessa área é Júlio Marques Mota, professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra*. Com ele colaboram os professores Margarida Antunes e Luís Peres Lopes, bem como o economista italiano Domenico Mario Nuti, catedrático de Economia Política na Universidade de Roma  “La Sapienza” [ e outros estrangeiros mais que irão aparecendo ao longo do ano].

Uma qualificada equipa de argonautas, dos quais salientamos estes quatro, sob a coordenação de Júlio Marques Mota, garante uma informação diária e artigos de elevada qualidade. As 13 e as 22 horas são as horas da Economia. Em 2014, manteremos essa secção no seu horário habitual.  Através dos textos escolhidos ou elaborados pelos responsáveis da secção quem nos acompanha poderá verificar como os problemas económicos têm afectado o mundo, e quais as opções mais prováveis no futuro próximo. Problemas fundamentais como o da crise do euro e da liberdade do comércio ao nível mundial têm sido regularmente tratados em A Viagem dos Argonautas, e vão continuar a sê-lo em 2014. Tem sido possível, graças ao esforço incansável de Júlio Marques Mota conhecer as opiniões de alguns dos mais reputados nomes da economia e da finança ao nível mundial, e vamos procurar alargar o leque no novo ano.

É de salientar ainda a colaboração regular de  alguns economistas como Eugénio Rosa, cujos trabalhos de grande actualidade e rigor têm sido publicados regularmente no nosso blogue, e tudo faremos para que continuem em 2014. Também são de referir os nomes de José Almeida Serra e de Joaquim Ventura Leite, que esperamos que continuem a dar o seu contributo. Uma menção muito especial para Philippe Murer, do Forum Démocratique, presidente da Association Manifeste pour un Débat sur le Libre Échange, que nos tem fornecido um apoio imprescindível ao nível da informação.

*Em Maio de  2012 deu a sua “última aula” sob o tema “De Ricardo a Marx, de Marx a Ricardo, nos caminhos da globalização”. Ver

http://aviagemdosargonautas.net/de-ricardo-a-marx-de-marx-a-ricardo-nos-caminhos-da-globalizacao-notas-de-uma-aula-de-ontem-notas-para-uma-aula-de-amanha/

Com Luís Peres Lopes e Margarida Antunes, organiza os Ciclos Integrados de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC desde 2005-2006. No âmbito destes Ciclos, organizaram-se também sessões de projecção e debate de documentários e filmes temáticos, com a presença de variadíssimos professores e investigadores, de várias áreas científicas e de vários institutos e universidades portuguesas e estrangeiras.

1 Comment

Leave a Reply