IGUALDADE DE GÉNERO, ANO DE 2013 EM REVISÃO III por clara castilho

9349741_b7nUl

Em Setembro, no Senegal foi nomeada a feminista Aminata Touré para dirigir o seu governo. Meses antes, o Senegal também designou como seu primeiro chefe de polícia feminina Anna Semou Faye, uma advogada que já trabalhava há 30 anos na polícia.

2013yearinreview-pm-senegal

Também em Setembro entrou em vigor o Tratado Internacional sobre os direitos dos trabalhadores domésticos,  dando os trabalhadores domésticos — dos quais muitos são mulheres — em todo o mundo a este tipo de trabalho os mesmo direitos dos outros trabalhadores. Desde a adopção desta Convenção, um número de países, de Bahrein até Espanha, enquadraram a legislação para melhorar os direitos sociais e de trabalho dos trabalhadores domésticos.

No Ruanda, as mulheres ocupam  63.8 dos lugares  parlamentares (câmara baixa) , equivalendo a um salto de quase 8 por cento desde suas últimas eleições, tornando-se o primeiro Parlamento com uma maioria feminina. Andorra segue em segundo lugar com 50 % de mulheres no Parlamento.

Em Outubro, o Conselho de Segurança da ONU adoptou uma resolução (resolução 2122) em que se  exige o reforço das medidas em relação à participação plena das mulheres em todas as fases de prevenção de conflitos, resolução e recuperação.

Leave a Reply