NATAL DE 2013: EMPOBRECIMENTO E REGRESSÃO SOCIAL HISTÓRICA EM TODA A UNIÃO EUROPEIA – por FRANÇOIS ASSELINEAU

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

europe_pol_1993

Natal de 2013 : Empobrecimento e regressão social histórica em toda a União Europeia

François ASSELINEAU

PARTE III
(CONTINUAÇÃO)

CHIPRE: AJUDA ALIMENTAR PARA CERCA DE 6% DOS CIPRIOTAS

Depois de décadas de crescimento alimentado pelo turismo e pela finança, a economia de Chipre passou por dois anos de crise económica e, em seguida, por uma brutal crise financeira. Desde então, a taxa de desemprego, durante muito tempo torno de 5%, sobe verticalmente: atingiu um novo recorde de 17% em Outubro, e não deixou de estar a subir.

De acordo com uma sondagem feita pelo Instituto de Estatísticas de Chipre, 5,7% da população, ou seja, cerca de 48.000 pessoas, estão agora dependentes de bancos de alimentos que se multiplicaram por iniciativa da Igreja Ortodoxa, dos municípios ou mesmo de particulares. O director da Cruz Vermelha Takis Neophytou confirma isso ao afirmar que “desde Março, o número de beneficiários cipriotas explodiu. Antes, tínhamos sobretudo imigrantes. Hoje, os cipriotas são já cerca de 50%.”

Mesma observação feita pela associação de médicos para os médicos Volunteer Doctors, uma ONG financiada por donativos de empresas e de particulares. Anteriormente, estava especializada em missões humanitárias no estrangeiro, ela agora organiza consultas gratuitas em cinco cidades do país. De acordo com o seu dirigente, o Dr. George Macriyiannis, “nós tratamos 25% de estrangeiros, dos quais muitos são  imigrantes ilegais e 75% de cipriotas – especialmente os reformados, desempregados e muitas crianças.”

empobrecimento - VI 

Fonte: http://www.rtbf.be/info/economie/detail_apres-des-decennies-de-prosperite-les-chypriotes-se-tournent-vers-la-charite?id=8163163

PORTUGAL: ECONOMIA DE GUERRA E EMIGRAÇÃO MASSIVA.

Portugal é um país devastado. O desemprego oficial, que se aproximou de 20%, diminuiu nestes dois últimos trimestres, tendo a seu ” favor” uma diminuição da população activa. É o resultado de uma emigração em massa, de que os fluxos atingem ou mesmo ultrapassam os valores dos anos 60, em que houve um enorme êxodo dos portugueses, a fugirem da pobreza, da ditadura e da guerra colonial.

Além disso, metade dos desempregados não tem subsídio de desemprego, e contam-se por milhares os que são excluídos do rendimento mínimo de inserção, dos abonos de família ou das ajudas sociais de velhice.

 [É que, apesar de não ser em guerra, Portugal está, sob a égide da Troika, nom seu terceiro ano de economia de guerra, apesar dos (ou por causa dos) desastrosos resultados económicos das políticas impostas durante estes três anos. Porque Portugal é o país onde se pode dizer, com a precisão de uma experiência conduzida em laboratório, que milhares de milhões de euros de sacrifícios impostos à população não têm tido nenhum efeito sobre a dívida, cuja progressão é vertiginosa, nem sobre o défice, sistematicamente revisto em alta, em cada avaliação da Troika].

Fonte: http://www.liberation.fr/monde/2013/12/10/economie-de-guerre-au-portugal_965506

ESPANHA : UMA PRETENSA « RETOMA » QUE NINGUÉM VÊ …

A retoma em Espanha? Um grande número de espanhóis não a consegue ver. Isto é o que ressalta de uma reportagem pelo site Boursorama, a partir de telex da  AFP:

«Em breve é Natal. Os meus filhos vão-me pedir presentes. Como é que faço? », lamenta Esmeralda Inglés vinda, sem o dizer ao seu marido e aos seus filhos, tomar o pequeno-almoço no Centro de Acolhimento Caliu de Barcelona e procurar com o que os possa alimentar.

empobrecimento - VII

Fonte:

http://www.boursorama.com/actualites/la-reprise-en-espagne–un-grand-nombre-d-espagnols-ne-la-voit-pas-1f1de6234193e59438220f18c0385d12

(continua)

______

Para ler a parte II deste trabalho de François Asselineau, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

NATAL DE 2013: EMPOBRECIMENTO E REGRESSÃO SOCIAL HISTÓRICA EM TODA A UNIÃO EUROPEIA – por FRANÇOIS ASSELINEAU

3 Comments

Leave a Reply