DE 8 A 11 DE MAIO, O FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÁSCARA IBÉRICA por clara castilho

9349741_b7nUl

De quinta a domingo, o Rossio e a Baixa serão o grande palco da cultura ibérica com a Mostra das Regiões, concertos, animação e o IX Desfile da Máscara Ibérica.

É uma iniciativa da PROGESTUR (Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural), em parceria com a EGEAC (empresa de gestão de equipamentos e animação cultural da Câmara Municipal de Lisboa).

001mascaras

Tudo se passará à volta da Praça do Rossio. São esperados 500 mascarados, divididos em 30 grupos (Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, Salamanca, são as regiões que irão desfilar, a que se junta este ano um grupo não ibérico, os Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada, da Sardenha, pela primeira vez em Lisboa)

O desfile está marcado para sábado, 10 de Maio, pelas 16h30, com início na Praça do Município, cruzando depois a Rua do Ouro até à Praça do Rossio.

Para além dos olhos e dos ouvidos, também o palato pode ser comtemplado, através da Gastronomia Ibérica e da Mostra das Regiões .

Palco Ibérico apresenta concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska,reggae rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo. Sexta-feira, dia 9, a noite é dedicada a Espanha e conta com o grupo Skama la Rede, às 22h00 . No sábado, dia 10, actua Kepa Junquera, às 22h00. Domingo, dia 11, às 18h00, a música é em português com Ginga.

kepa JUNQUERA

É a 9ª edição deste Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) Em anos anteriores contaram-se 450.000 visitantes em 4 dias, mais de 12h de transmissão em directo na RTP, 27 jornalistas internacionais credenciados pela organização.

No Desfile Máscara Ibérica entrarão Caretos da Lagoa, Mira, Bragança, Varge, Podence,Lazarim, Lamego, Vila Boa, Vinhais; Cardadores de Vale de Ílhavo, Ílhavo; Chocalheiro de Bemposta, Vale do Porco Mogadouro, Festa dos Velhos de Bruçó, Mogadouro, Menino de Tó, Mogadouro, Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, Diabos de Amarante e Pauliteiros da Granja

De Espanha conta-se com a presença de Los Boteiros y Folión de Viana do Bolo, Troteiros de Bande Bonitas de Sande, todos da Galiza; Los Toros y los Guirrios de Velilla de La Reina ,Los Jurrus de Alija de Infantado de León, El Atenazador de San Vicente de la Cabeza ,Visparra de San Martin de Castañeda,  Diablos de Sarracín de Aliste, Cencerrones de Abejera, La Filandorra de Ferreras de Arriba, Los Carnavales de Villanueva de Valrojo, La Vaquilla y los Cencerros de Palacios del Pan, El Tafarrón de Pozuelo de Tábara, La Vaca Bayona de Almeida de Sayago, todos de Zamora; Los Hombres de Musgo de Béjar, Salamanca; Las Carantoñas de San Sebastián, Jarramplas, Los Negritos de Montehermoso, todos de Cáceres; Los Sidros y la Comedia de Valdesoto das Astúrias.

De Itália vêm, convidados este ano os Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada, da Sardegna . Do Brasil chegam os Mascarados de Maragojipe, Bahia

 

 

1 Comment

Leave a Reply