AS CRIANÇAS PERCEBEM MELHOR O PROBLEMA DE “SALVAR O PLANETA” ? por Clara Castilho

Logo planeta1

Quando começamos a abordar o assunto do nosso “Planeta Azul” com crianças, elas percebem bem, mesmo as que têm certas dificuldades de aprendizagem. O pior é que os adultos, se bem que em certos assuntos percebam que têm que mudar de comportamento, o que pensam é: “Toda a gene faz, não é por eu não fazer que vai fazer a diferença…” E lá continuam na mesma. E depois, a maioria dos problemas relaciona-se com os grandes interesses económicos, contra os quais, sabemos, a luta é difícil e nos encontramos em desvantagem.

Explicando às crianças, com linguagem à altura da sua compreensão, a origem do planeta e o que a seguir ocorreu. Os meninos resumiram:

meteorito

dinossauros

Muito tempo depois, surgiram os dinossauros, que dominaram o mundo durante milhões de anos. Um dia, um meteorito gigante atingiu o nosso planeta e exterminou todos os dinossauros e muitas outras criaturas.

sociedade actual

As espécies simples que resistiram permitiram o desenvolvimento das que actualmente conhecemos, como as plantas, os animais e o Homem. (…) entretanto, o homem foi evoluindo, organizando a sua vida em sociedade e continuou a fazer grandes avanços nas tecnologias. Mas o rápido crescimento da população e a acção do homem sobre o meio ambiente levou ao aparecimento de vários tipos de poluição. Como não foram tomadas as devidas precauções, muitas espécies de animais e plantas estão em vias de extinção. Para que haja qualidade de vida e não se coloque a saúde em risco, é importante que o ambiente esteja protegido e que todos juntos tomemos medidas para salvar o nosso planeta.

 proteger o ambiente

Agora, em inglês, a explicação por uma criança “esclarecida”:

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply