DIAS 10 E 11 DE OUTURBRO, NA F.GULBENKIAN, INTERNATIONAL CONFERENCE URBAN FUTURES por Clara Castilho

Vai decorrer a “International Conference Urban Futures-Squaring Circles: Europe, China and the World in 2050”, na Fundação C. Gulbenkian, dias 10 e 11 deste mês.

NOVOseparador_site1-1000x288

Conta com participantes de 28 países, destacando-se as sessões plenárias que contam com a presença de oradores da China, Estados Unidos, Brasil, França, Reino Unido e Portugal.

A conferência tem dois temas centrais: “Cenários para as Cidades do Futuro” e “Pessoas e Sociedades nas Cidades do Futuro” que se desenvolvem em torno de quatro tópicos: Governança nas cidades do futuro; Futuro dos recursos; Futuro dos sistemas urbanos; Metodologias de futurologia e cenarização. Discutir-se-ão as actuais tendências de urbanização em diversas regiões do mundo e a diversas escalas territoriais, explorando cenários de futuros urbanos alternativos, bem como os desafios deles decorrentes.

Esta conferência visa proporcionar um fórum interdisciplinar e internacional para investigadores e profissionais das ciências sociais e humanas, e também engenheiros e arquitectos, planeadores urbanos, técnicos municipais, políticos e representantes da sociedade civil no debate sobre o futuro das cidades.

  Os organizadores foram Olivia Bina (ICS-ULisboa), Andrea Ricci (ISIS-Rome) e Luis Balula (ICS-ULisboa).

 A organização em Lisboa desta conferência – parcialmente financiada pelo 7 Programa de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, no âmbito do projecto URBACHINA – cabe ao Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa).

Leave a Reply