A INEXACTA CIÊNCIA DE CALIBRAR A POLÍTICA FISCAL, de BILL MITCHELL – II

TEXTO PUBLICADO EM HOMENAGEM À MEMÓRIA DO PROFESSOR ANTÓNIO GAMA

Temaseconomia1

Selecção, tradução, adaptação e notas adicionais de Júlio Marques Mota

A inexacta ciência de calibrar a política fiscal

Bill Mitchell, The inexact science of calibrating fiscal policy

Billy Blog, 2 de Dezembro de 2014

(continuação)

Usando a metodologia chamada ‘bottom-up’ para o cálculo, a via ascendente, a França fará apenas um corte de 0,3%. Mas se é adoptada uma abordagem de ‘top-down’, a via descendente, a França precisa de fazer um corte de 0,9% segundo as estimativas atuais. Assim, a situação sob a alçada do PDE termina e os economistas da Comissão e os seus altos funcionários podem retirar-se para mais um longo almoço com abundância de bom vinho.

inexacta ciência - I

inexacta ciência - II

 

inexacta ciência - III

inexacta ciência - IV

A taxa de desemprego agrava-se ou fica na vizinhança do valor actual. A Europa continua na s ua absurda abordagem do que deve ser a sua organização socioeconómica.

A propósito do texto editado ontem – The Australian economics media guilty of false reporting – em que escrevi sobre os défices estruturais, penso que este poderia ser útil para explicar o que são essas artimanhas metodológicas e para demonstrar como elas podem ser enganadoras.

Se alguém alguma vez pensou que todas estas regras orçamentais e os bancos de dados de apoio para os implementar são de uma maneira ou de outra de valor científico, pense duas vezes. No mínimo, dizer que é arbitrário é fazer uma descrição bem eufemística para os classificar!

(continua)

________

Para ler a Parte I deste trabalho de Bill Mitchell, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2015/01/06/a-inexacta-ciencia-de-calibrar-a-politica-fiscal-de-bill-mitchell-i/

________

Bill Mitchell, The inexact science of calibrating fiscal policy, Dezembro de 2014. Texto disponível em: http://bilbo.economicoutlook.net/blog/?p=29621.

Publicação autorizada pelo autor

(c) Copyright 2014 William Mitchell. All Rights Reserved.

1 Comment

Leave a Reply