A CAMINHO DA GRÉCIA, A CAMINHO DA LIBERTAÇÃO DA EUROPA – A LUTA CONTRA A AUSTERIDADE – 10. O QUE ACONTECE SE A GRÉCIA ABANDONA O EURO? por TEJVAN PETTINGER

Falareconomia1

 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

mapagrecia

A caminho da Grécia, a caminho da libertação da Europa: a luta contra a austeridade

O que acontece se a Grécia abandona o euro?

Tejvan Pettinger, What Happens if Greece Leaves the Euro? 

Economics.help, 21 de Maio de 2012

 

A BBC apresentou  o esquema abaixo reproduzido  sobre o que acontece   se a Grécia abandona o Euro.

pettinger - V

Mas olhemos para isto.  Cada uma destas coisas já aconteceu.

A Grécia já está em recessão. Tem estado em  recessão nos  últimos 5 anos.

A  Grécia já teve corridas aos bancos. As multinacionais não guardam o seu dinheiro nos bancos gregos.

Devido à taxa de  desemprego de 23%  e ao facto da taxa de desemprego nos jovens ser de   53%, já existe um retrocesso político, com o crescimento dos extremismos, de extrema direita e de extrema esquerda. [ Uma verdadeira regressão no plano político, com a Aurora Dourada-nazi- a ser a terceira força eleitoral]

Os  mercados já estão em turbulência com a rentabilidade das obrigações a serem muito altas e com os mercados de acções em queda.

A Grécia já praticou incumprimentos parciais. Tem uma enorme  crise da dívida soberana.

O que é que seria diferente se a Grécia deixar o Euro?

No curto prazo

Uma desvalorização  entre  25  e 50%. Isto conduziria a um aumento  significativo  nos  preços de bens de importação. Isto traduzir-se-ia em inflação importada e no aumento do custo de vida.

Os bens e serviços  gregos tornar-se-iam  muito mais baratos. Isto tornaria mais atraente para os estrangeiros irem   passar férias na Grécia, por lhes ficar  muito barato.

A Grécia deixaria de receber fluxos de dinheiro em termos de  ajuda financeira vindos da  UE (embora o FMI e a UE possam ter visões diferentes  quanto  à forma de lidar com a crise )

As  fugas de capitais. O problema mais grave é o que tem a   ver com a desvalorização, pois os gregos tentariam retirar o dinheiro da  Grécia e mantê-lo em euros. Estas fugas de capital  e os levantamentos dos depósitos  podem ser   muito prejudiciais à economia. Depende da extensão a que o governo pode ser capaz de limitar  os  fluxos de saída de capitais.  Mas esta situação poderá causar profundo prejuízo ao sistema bancário grego,  já  de si muito atingido.

Incumprimento da Grécia.  Em vez de  incumprimento  parcial, veríamos um incumprimento completo com  a  Grécia  a ter  insuficiência de  fundos  para poder pagar o serviço da dívida.

A longo prazo

A procura nacional de bens produzidos na Grécia  poderá  beneficiar do aumento da procura. A longo prazo, Grécia verá uma melhoria na procura nacional. A procura  nos bens importados  cairia devido ao facto de se terem tornado mais caras com a desvalorização.  A Grécia tiraria vantagens  de passar a  ter exportações mais elevadas  e beneficiar igualmente  de uma maior afluência do turismo (se a situação política estabilizar).

A  Grécia já não sentiria que está a cumprir  as regras estabelecidas pela Troika, da  UE (Alemanha) e passaria a gozar de uma bem maior  independência económica e política.

Os países podem recuperar a partir da situação de  incumprimento e da desvalorização

Isto depende  do  que acontece no resto da zona euro. Se o resto da zona euro sobreviver e conseguir  a recuperação económica, isto ajudaria também a Grécia a  recuperar. No entanto, se toda a zona do euro falhar, seria muito mais difícil desenvolver um maior sector de exportação   e conduzir a retoma da economia, [a menos que no contexto político presente encontre outros mercados como saída para os seus produtos].

Com um incumprimento total pode ser possível acabar com os cortes na despesa pública que são paralisantes  mas ter-se-ia uma menor base de tributação  devido à menor dimensão do PIB.

 

Tejvan Pettinger,  Greece could benefit from leaving the Euro?.

Texto disponível  em:

http://www.economicshelp.org/blog/5321/economics/what-happens-if-greece-leaves-the-euro/

 

1 Comment

Leave a Reply