NOVO INQUÉRITO SOBRE MANIPULAÇÕES DO PREÇO DO OURO NOS EUA! VISADA A SOCIÉTÉ GÉNÉRALE – por CHARLES SANNAT

Temaseconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Evolução do preço do ouro (1344 - 1999)
Evolução do preço do ouro (1344 – 1999)

«Novo inquérito sobre manipulações do preço do ouro nos EUA! Visada a Société Générale!»

Le Contrarien Matin

Charles Sannat, «Les stress tests pour les banques c’est fini…Vive les « exercices » de transparence !!»

Le Contrarien Matin, 26 de Fevereiro de 2015

goldman sachs

Mes chères contrariennes, mes chers contrariens !

Como todos os meus amigos sabem, desde há  anos que denuncio com muitos outros as derivas  e a opacidade no mercado de ouro, quer seja nos mercados quer seja mais prosaicamente no  nosso mercado interno.

Muitas vezes, explicar-vos-ão doutamente que estamos a ver o mal por todo o lado  e que somos até adeptos da conspiração, que o ouro é uma relíquia bárbara e deve valer menos ainda porque não serve praticamente para nada. …

Só que esta não é a realidade. As manipulações sobre o preço do ouro são agora um segredo de Polichinelo e os  Estados são largamente culpados quanto os bancos que são oficialmente responsáveis pela gestão do mercado de ouro. Estes bancos têm o nome de “banco de ouro! Entre eles está um banco francês, Société Générale.

Pessoalmente não critico um banco mas sim o o sistema como um todo!

Ninguém se interessa, é como se haja um mau agouro para acusar este ou aquele banco  pela simples razão de que todas estas manipulações foram orquestradas colectivamente, com a cumplicidade das autoridades de todos os países em causa, dos Estados, dos políticos, dos governos, dos bancos centrais, em suma, de toda a nata do planeta finança  e a razão é simples… não é necessário que o ouro pode seja utilizado como “canário na mina” porque o papel de ouro através da evolução da sua cotação  é dar conta e  com precisão da perda de valor das moedas de papel!

Todos os  governos e de  todo o mundo funcionam com moedas ditas fiduciárias,  baseadas na confiança (etimologia de fiduciária = confiança), com  o centro do sistema monetário internacional assente num ‘padrão’, a moeda do dólar dos  E.U.!

Para impor o dólar americano e o seu incrível privilégio, os americanos esforçaram-se para ‘matar’ o ouro de todas as maneiras possíveis durante  os últimos 40 anos. A CIA foi ainda amplamente utilizada  para influenciar decisões em particular pelos governos europeus. Lembrem-se destas palavras míticas  de um grande dirigente  americano: “o dólar? ‘ É a nossa moeda, é o vosso  problema! “As coisas não aconteceram por acaso e os ” bullion bank,,” gosta-se ou não,  tomaram decisões num  contexto e, também, sob a pressão amigável do governo americano de que era esperado  também que eles existiam para servir os seus interesses!

Nos Estados Unidos, o mundo das Finanças e da política estão intimamente ligados e as relações de  forças evoluem de acordo com as circunstâncias e as necessidades políticas ou geopolíticas.

Os preços do metal: os bancos sob o olhar  da justiça americana

Isto é o que nos dizem  hoje o jornal Les Echos que relata as últimas revelações do Wall Street Journal:

“Grandes bancos tem manipulado os preços de metais preciosos. O departamento de Justiça dos EUA (DoJ), que suspeita de eventuais abusos, decidiu investigar “pelo menos uma dúzia” deles. A divisão antitrust examina como é que as cotações  de ouro, prata, platina e paládio são estabelecidos em Londres, informa o Wall Street Journal.

O regulador americano, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC),, Commodity Futures Trading Commission (CFTC), desde há  meses que analisa o papel  dos bancos na evolução dos mercados de commodities físicas e a transparência dos preços, também abriu uma investigação, de acordo com fontes próximas do dossier, cotado pelo jornal. Estes inquéritos estariam ainda na sua  fase preliminar. »

Também é indicado nesse artigo  que no momento, a Société Générale se recusa a comentar, o que se admite uma vez que se trata de  inquéritos preliminares e o que me custa a compreender é  a vontade súbita de  transparência por parte das autoridades americanas sobre o assunto, já que são eles que precisamente têm organizado de forma  institucional a manipulação das cotações dos  preços do ouro e dos outros metais preciosos!

Nós não podemos julgar uma coisa que já foi julgada… Este é o único  argumento  credível!

Um dos grandes  princípios da lei, e que se encontra em todos os países, ou quase, dispondo de  um sistema judicial digno desse nome, é que nunca mais se pode voltar a julgar uma coisa que já foi julgada!

Se alguém  tiver sido condenado por um crime, seja assassinato ou roubo de um rádio de  um  carro, esse alguém  não pode ser condenado novamente pelo mesmo crime!

E  é aqui que  acontece algo absolutamente maravilhoso e delicado. Provavelmente vamos continuar a investigação. Provavelmente julgaremos os bancos que se  irão apressar a negociar um acordo de algumas centenas de milhões de dólares da pena ou alguns milhões por realmente terem manipulado  o preço de ouro… Esta será uma pena  simbólica, mas a pena terá sido  realizada por um montante escolhido  e negociado por pessoas que se frequentam diariamente.

Agindo assim, “punindo” oficialmente e de forma bem modesta  os bancos por um delito, na realidade as autoridades protegem estes mesmos bancos, permitindo-lhes resolver uma disputa jurídica possível de forma muito barata.

Nada acontece por acaso ou quase e é todo o sistema de poder planetário, global e globalizado,  que hoje é prejudicial para todos os povos.

É já tarde, preparem-se.

Charles SANNAT

« à custa de querer abafar as revoluções pacíficas, tornam-se inevitáveis as revoluções violentas  » (JFK)

Ceci est un article ‘presslib’, c’est-à-dire libre de reproduction en tout ou en partie à condition que le présent alinéa soit reproduit à sa suite. Le Contrarien Matin est un quotidien de décryptage sans concession de l’actualité économique édité par la société AuCOFFRE.com. Article écrit par Charles SANNAT, directeur des études économiques. Merci de visiter notre site. Vous pouvez vous abonner gratuitement http://www.lecontrarien.com.

Uma informação curiosa: procurem este nome no nosso blog!

 L’Assemblée nationale est toujours otage de Thomas THÉVENOUD qui est toujours député. Pensons à elle. Ne l’oublions pas.»

(Pour protester pacifiquement et avec humour, n’hésitez pas à reprendre cette formule en bas de tous vos mails, de vos articles ou de vos publications, il n’y a aucun droit d’auteur !!)

________

Ver o original em:

http://www.lecontrarien.com/2015/02/26

Leave a Reply