14º CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, NA CIDADE DE CRATO, CEARÁ, BRASIL, DE 1 A 4 DE JUNHO, COM A PARTICIPAÇÃO DE PORTUGAL

Cerca de 400 professores da rede municipal do Crato participarão da 14ª edição do Congresso de História da Educação do Ceará no período de 01 a 04 de Junho, na Universidade Regional do Cariri – URCA. O congresso que tem como tema geral, “História de mulheres: Amor, Educação e Violência”.  O evento reunirá pesquisadores nacionais e de outros países e será constituído de mini-cursos, conferências, mesas redondas, comunicações cientificas, lançamentos de livros e actividades artísticas.

O congresso é uma realização da Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade Vale do Acaraú – UVA, e tem a parceria da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação e do SESC.

Tudo começou com a vinda a Portugal da Professora Maria Juraci Maia Cavalcante (UFC), investigadora visitante (2009-10) no Instituto de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa nos anos de 2009-10. Aí conheceu a obra do psicanalista e pedagogo João dos Santos. No Brasil, “apresentou-a “ à Professora Patrícia Holanda que ficou tão entusiasmada que se propôs vir um pós-doutoramento sobre a sua obra, sob a orientação do Professor Pedro Morato, da Faculdade Humana. Esteve em Janeiro  em Portugal, onde visitou o Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia e outras instituições a que João dos Santos esteve ligado e entrevistou vários dos seus discípulos.

 1907520_1712928922267337_3969544792215837943_n

Foi nesse sentido que fui convidada para ir fazer uma comunicação na 14ª edição do Congresso de História da Educação do Ceará, nos dias de 1 a 04 de Junho, com o tema ““A Mãe e a escola como promotores de inclusão social das crianças com necessidades especiais na abordagem de João dos Santos”.

 O congresso terá como eixos temáticos:

  1.     Arte, pré-história, paleontologia, museologia

  2.     Livros, periódicos e material escolar

  3.     Instituições educativas, currículo e formação de professores

  4.     Biografia, autobiografia e intelectuais da educação

  5.     Missões, expedições e movimentos sociais

  6.     Política educacional, universidades, organismos internacionais

  7.     Família, demografia, gênero e juventude

  8.     Arquitetura, educação patrimonial e pesquisa histórica.

Leave a Reply