ANÁLISES SOBRE A CRISE, OLHARES SOBRE A EUROPA, OLHARES SOBRE O CRIME QUE CONTRA ESTA OS SEUS DIRIGENTES ESTÃO A COMETER – PORTUGAL – POR FAVOR, QUANDO SAIR DESLIGUE AS LUZES! – por EDWARD HUGH – III

portugal-map5

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

2014-06-21_162445
Edward Hugh (1948 – 2015)

Portugal – Por favor, quando sair desligue as luzes!

Edward Hugh, 14 de Julho de 2012

(CONTINUAÇÃO)

Sector bancário e financeiro

Os bancos portugueses continuam a estar dependentes do BCE em termos de liquidez. O nível de empréstimos atingiu um novo recorde de 60,5 mil milhões de euros em Junho, um aumento de 3% em Maio.

edward hugh - XX

Ao mesmo tempo, o fluxo de crédito para o sector privado permanece limitado. Os empréstimos bancários ao sector privado caíram cerca de 4,5% face a Maio do ano anterior,  de acordo com dados do Banco de Portugal.

edward hugh - XXI

Também os empréstimos de cobrança difícil estão a aumentar e, especialmente, no sector da construção. A dívida de créditos de cobrança difícil, de má qualidade, que foram concedidos às famílias e às empresas portuguesas aumentou de oito por cento em Abril para estar quase a atingir 14 mil milhões, de acordo com os dados do Banco de  Portugal. Isto representa um aumento de 2 mil milhões de euros desde o início do ano.

A maior parte deste valor, cerca de  9 mil milhões, representam  dívida  das empresas , mas tem certamente tido uma boa dose de “perenização”, de ter sido contraída há muito tempo e a exposição total dos bancos portugueses aos empréstimos está a degradar-se  ainda mais – em  particular nos  construtores e nos promotores – tornando esta exposição, sem dúvida, muito maior.

(continua)

________

Para ler a Parte II deste trabalho de Edward Hugh, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2016/01/07/analises-sobre-a-crise-olhares-sobre-a-europa-olhares-sobre-o-crime-que-contra-esta-os-seus-dirigentes-estao-a-cometer-portugal-por-favor-quando-sair-desligue-as-luzes/

________

Ver o original no blogue de Edward Hugh acedendo a:

http://edwardhughtoo.blogspot.pt/2012/07/portugal-please-switch-lights-off-when.html

Leave a Reply