A COMISSÃO EUROPEIA A PREPARAR UMA NOVA CRISE – 10. COMPREENDER A FINANÇA – DE QUE MERCADOS FINANCEIROS TEMOS NÓS NECESSIDADE? – por FINANCE WATCH – VI

logo_pt da comissão europeia

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

logo

10. Compreender a finança – De que mercados financeiros temos nós necessidade?

 Finance Watch, Dezembro de 2014

(CONCLUSÃO)

O que pensa Finance Watch? Promover o investimento, não a   especulação.

Os esforços de (re)regulamentação  iniciados nos Estados Unidos e na Europa deveriam assentar numa avaliação realista do comportamento dos actores de mercados e dos critérios sobre os quais tomam as suas decisões. O período recente (e nomeadamente os quinze últimos anos) mostraram que a auto-regulação sobre os mercados de acções, de obrigações e de produtos derivados não era sinónimo  de estabilidade financeira e repercussões positivas para a sociedade.

O sistema de auto-regulação dos mercados num objectivo de concorrência na realidade conduziu a  uma concentração dos mercados entre as mãos de alguns  actores muito potentes, a um aumento da complexidade das estruturas de mercado e a  uma desregulamentação do sector. Os reguladores devem atacar  a estes problemas para restaurar a estabilidade e a equidade sobre os mercados financeiros, mantendo presente  que cabe  aos mercados financeiros adaptarem-se às  regulamentações, e não o inverso. Sem uma regulamentação adequada, as más práticas espalham-se rapidamente, como  ficou claramente  demonstrado pela crise dos subprimes.

O objectivo anunciado pelos legisladores é – num período económico difícil como o que atravessamos – reorientar o capital para estratégias de investimento a longo prazo em proveito da economia real. Esta mudança terá um custo para os especuladores e outros beneficiários de estratégias de curto prazo. Mas esta mudança de modelo é necessária e será para  benefício da maioria da população.

compreender finança - IX

Convém igualmente manter presente  que o objectivo principal  dos mercados financeiros é contribuir para a afectação do capital às actividades reais da economia, e que o custo da mediação financeira é justificado apenas se e só se servir o mais amplamente possível as necessidades da economia e a sociedade.

De acordo com Finance Watch, os legisladores deveriam pôr  seriamente em questão  a utilidade das actividades financeiras que não estão ao serviço dos utentes finais e que não contribuem directamente para o financiamento da economia real. Se desejar aprofundar estes assuntos, consultar o nosso relatório sobre a  regulação  dos mercados financeiros europeu (MIFID II) intitulado “Investing not betting”.

Mais  recentemente, a Comissão Europeia lançou uma iniciativa intitulada União dos mercados de capitais. Enquanto que uma mudança de estratégia é necessária para que o investimento seja   encarado como prioritário face à especulação, a União dos mercados de capitais pretende  promover mais ainda um crescimento a curto prazo, em detrimento de um investimento a longo prazo e este  seria em  benefício da economia e da sociedade em geral. Para saber mais sobre a União em mercados de capitais e a análise que relativamente a esta Finance Watch realizou,  consulte-se o nosso recente relatório bem como a nossa banda desenhada.

Relatório sobre o financiamento a longo prazo, a titularização e as operações de concessão/contracção de empréstimos, texto na versão inglesa com  intitulado:

A missed opportunity to revive “boring” finance?

A position paper on the long term financing initiative,  good securitisation and securities financing –  disponível em:

file:///C:/Users/Julio%20M/Downloads/FW-report-LTF-dec-2014%20(3).pdf

________

Leia a Parte V deste texto da ONG Finance Watch, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, acedendo ao link seguinte:

A COMISSÃO EUROPEIA A PREPARAR UMA NOVA CRISE – 10. COMPREENDER A FINANÇA – DE QUE MERCADOS FINANCEIROS TEMOS NÓS NECESSIDADE? – por FINANCE WATCH – V

________

Ver o original em:

http://www.finance-watch.org/informer/comprendre-la-finance/1142-comprendre-finance-3?lang=fr

Leave a Reply